Este curso, com duração de 1 ano, tem ênfase em a) Engenharia Aeronáutica e Segurança de Sistemas Aeronáuticos e b) Sistemas de Gestão de Segurança de Aviação. É voltado para a prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos e é único no Brasil com estas características.
Curso com duração de um semestre, aberto a militares e civis, conforme o interesse do Comando da Aeronáutica. Criado em 1998, tem foco em atividades na área de Guerra Eletrônica.
O CEEAA é um curso de formação com duração de 1 ano, criado em 1977 e reformulado em 2014, oferecido pelo ITA, em parceria com a Divisão de Sistemas de Defesa do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). É aberto para militares e civis com formação superior em Engenharia. O objetivo do CEEAA é dotar o engenheiro de conhecimento preliminar para pesquisa e desenvolvimento de sistemas de armas aéreas.
O objetivo do CEDS é capacitar profissionais através de um programa de formação de recursos humanos na área de Ciência de Dados em nível de pós-graduação lato sensu com o mesmo rigor acadêmico e qualidade dos cursos do ITA, mas sem a perda dos aspectos práticos.
O CEOSE é um curso de especialização oferecido pelo ITA e tem por finalidade ampliar e aprofundar a formação de especialistas em Operação de Sistemas Espaciais capacitados a entender os conceitos e arquiteturas de uma missão espacial, prever atividades e organizações ao longo do ciclo de vida, modelar e simular sistemas e conceitos de missões espaciais.
O CASSA é um curso de especialização oferecido pelo ITA e tem por finalidade à formação de especialistas capacitados para atuar em atividades de pesquisa em aplicações operacionais de sistemas de armas. E atender à demanda da Força Aérea Brasileira de profissionais capacitados para desempenhar atividades de análise e seleção de armamentos para compor missões de Defesa.
O CEAO é um curso de especialização e tem por finalidade a formação de especialistas capacitados a analisar problemas inerentes às campanhas ou operações militares, de forma a modelá-los matematicamente, dimensioná-los e caracterizá-los com vistas à melhor compreensão, gerência, exploração, e adequação do ferramental teórico disponível e aplicado na área operacional em auxílio ao processo de apoio à decisão.