Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Visão e Futuro

Você está aqui

Visão

Manter nacionalmente e expandir internacionalmente o reconhecimento do ITA como referência de excelência no ensino, pesquisa e extensão na área científico-tecnológica aeroespacial.
 

O Plano de Desenvolvimento Institucional do ITA

 

O ITA apresenta publicamente seu novo documento de planejamento para o horizonte de 2021 a 2030, contendo as diretrizes para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão e inovação para os próximos anos. A elaboração do documento contou com o apoio das Divisões Acadêmicas, Pró-reitorias, Representantes da Congregação, assim como participantes da sociedade civil, por meio de uma Comissão de Planejamento Estratégico.

O PDI é um documento imprescindível junto aos órgãos reguladores do Ensino Superior do país (MEC), em particular para os processos de credenciamento e recredenciamento de Instituições de Ensino Superior (Decreto nº 5.773/ 2006), devendo ser revisado a cada cinco anos e o andamento da execução avaliado anualmente por uma Comissão Permanente de Avaliação (CPA).

Dentre as metas previstas no novo PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional, incluem-se o estabelecimento de um fundo patrimonial para arrecadação de recursos externos, a acreditação internacional do ITA, como forma de preparar o ITA para ser avaliado internacionalmente, o desenvolvimento de Centro de Inovação, a ampliação do Centro Espacial ITA, a continuidade da expansão da graduação do ITA, por meio das obras de expansão e atividades de modernização de nossa escola e diversas metas para ampliação do impacto científico e relacionamento com a indústria, por meio das nossas atividades de pós-graduação e pesquisa.

Assinado por meio de portaria do Reitor em sessão solene da Congregação do ITA, o novo PDI contou com apreciação prévia do DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial. A comissão organizadora do documento foi coordenada pelo Professor Jesuíno Takachi Tomita, Vice-Reitor. Trata-se do segundo documento de planejamento institucional desenvolvido pelo ITA, onde o primeiro teve vigência de 2011 a 2021.

Para o Professor Anderson Correia, Reitor do ITA, “a publicação deste documento é de grande importância, como forma de nortear nossas atividades de planejamento, para uso dos recursos de forma eficiente, buscando alcançar nossas metas da forma mais racional possível, cumprindo nossa missão institucional plenamente, em alinhamento com o DCTA. O horizonte de dez anos é fundamental para dar estabilidade a nossas atividades, muito embora possa haver uma revisão intermediária durante este percurso, como forma de alinhamento a futuras expectativas e novas oportunidades”.

 

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2021 - 2030

PDI 2021 - 2030

 

Versão anterior do PDI

PDI 2011 - 2020

 

 

Relatórios da Comissão Própria de Avaliação (CPA)

A Comissão Própria de Avaliação do ITA (CPA-ITA), instituída pela Reitoria em março de 2021, tem a atribuição de elaborar relatórios de auto avaliação da instituição de acordo com as diretrizes do MEC e encaminhar, anualmente, o relatório a esse ministério. A auto avaliação institucional é parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), estabelecido pelo MEC para todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do país. Além da auto avaliação efetuada pelas respectivas CPAs, compõem o SINAES: a avaliação externa por comissão designada pelo INEP; a avaliação dos cursos de Graduação (ACG); e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). A auto avaliação é efetuada segundo orientação estabelecida na própria concepção do SINAES, respeitadas a missão e as especificidades da instituição. Trabalhando em consonância com a comunidade acadêmica e os conselhos, e junto aos setores da Instituição, a CPA-ITA focaliza em 2022 a elaboração do relatório integral de auto avaliação relativo ao triênio 2020-2022, tendo o PDI 2021-2030 como referencial.

Assim como os relatórios parciais, foi encaminhado ao INEP o relatório integral 2020-2022, podendo todos os relatórios serem acessados abaixo.