Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Mestrado

Você está aqui

O Mestrado é um curso de aproximadamente 2 anos, composto por um conjunto de disciplinas e uma dissertação. Ao aluno que satisfizer os requisitos para conclusão do curso, é concedido o título de Mestre em Ciências em um dos cinco Programas de Pós-Graduação oferecidos pelo ITA.

Neste curso o aluno tem um programa individual de estudos, escolhendo disciplinas em conjunto com o seu orientador de acordo com o tema de pesquisa da dissertação. As disciplinas são semestrais, e cada semestre corresponde a um período letivo. Abaixo, as principais informações sobre o curso:

 

Processo Seletivo

O Mestrado é voltado para diplomados em curso superior de graduação com o objetivo de aprofundar seus estudos em uma área particular do conhecimento. Veja como se inscrever.

 

Matrícula

A matrícula é obrigatória para todos os alunos e em todos os períodos letivos. Veja como efetuar sua matrícula.

 

Requisitos para a conclusão

 

Para concluir com êxito o curso de Mestrado, o aluno deve obter, no prazo mínimo de 2 e máximo de 5 períodos letivos:

  • Contagem de créditos aprovada, com um mínimo de 18 créditos (atribuídos pela comissão de contagem de créditos), média mínima de 7,5 em disciplinas 2xx cursadas no ITA e aprovação nas disciplinas obrigatórias de sua área de concentração.
  • Aprovação no exame de língua inglesa, no prazo de até 2 períodos letivos após a primeira matrícula no curso de Mestrado.
  • Aprovação no exame de dissertação por parte da banca examinadora.
  • Aceitação da versão final da dissertação por parte do orientador e do Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa nos prazos estipulados pela banca examinadora da dissertação.

Para efeito de prazos, a Divisão de Pós-Graduação e Pesquisa do ITA considera que o primeiro período letivo se encerra em 31 de agosto do mesmo ano e o segundo se encerra em 31 de janeiro do ano seguinte. O aluno pode requerer ao CPG a extensão do prazo máximo para conclusão por mais um período letivo.

 

Aluno Especial - estudantes de dedicação parcial ao curso

Aluno especial (AE) é aquele estudante que deseja cursar a Pós‐graduação do ITA na vigência de vínculo empregatício que impeça a dedicação integral ao curso. O aluno especial não terá vínculo formal com a Pós-Graduação do ITA, porém pode contabilizar os créditos obtidos cursando Disciplinas Isoladas: até 18 créditos para Mestrado e até 12 créditos para Doutorado (nesse último caso, se possuir título de mestre). O Processo Seletivo para alunos especiais é feito em conjunto com o dos alunos regulares. Ele deve ter um supervisor (professor credenciado na Pós-Graduação do ITA), que indicará as disciplinas nas quais poderá matricular‐se e acompanhará o seu trabalho de pesquisa.

 

Programa de Mestrado na Graduação (PMG)

O ITA aceita que alunos com graduação em andamento, no ITA ou em outra instituição, iniciem seus estudos de mestrado de forma concomitante com a graduação; tais alunos fazem parte do Programa de Mestrado na Graduação, PMG. O ingresso como aluno regular só é possível para candidatos que estiverem cursando os dois últimos anos de graduação. Alunos regulares podem concorrer a bolsa de estudos, conforme regras das agências de financiamento. Recomenda-se que alunos nessa condição realizem estágio curricular supervisionado e trabalho de graduação como parte de seus estudos de mestrado, em conformidade com os requisitos do curso de graduação.

Também é possível o ingresso no mestrado na modalidade de Aluno Especial (vide acima), que pode ocorrer a qualquer momento do curso. O ingresso como Aluno Especial é recomendado para candidatos com menor disponibilidade para dedicação às atividades do mestrado, que podem dessa forma iniciar seus estudos, acompanhados por um supervisor, seguindo ritmo compatível com sua disponibilidade.

Em qualquer caso, alunos do PMG estão sujeitos às mesmas regras dos demais alunos de mestrado. A admissão é feita pelo processo seletivo, juntamente com os demais candidatos ao mestrado. Os mesmos prazos para o curso de mestrado se aplicam ao PMG.

 

Exame de Inglês

O mestrando deve ser aprovado no prazo de até 2 períodos letivos após sua primeira matrícula em um dos seguintes exames de conhecimento de língua inglesa:

1. Internamente no ITA, consistindo de tradução de trechos de textos técnicos. A secretaria da Pós-Graduação indicará um professor para aplicação da avaliação, após a solicitação do aluno (ver requerimento abaixo).

2. Externamente ao ITA. O aluno deve enviar para o email da Elenice <elenice@ita.br> o requerimento (ver anexo abaixo) e cópia do comprovante de um dos seguintes exames:

  • TOEFL ITP: 500 pontos
  • TOEFL IBT: 57 pontos
  • TOIEC: 650 pontos
  • IELTS: 4.5 pontos
  • Duolingo English Test: 70 pontos
  • TDIE (Teste Diagnóstico em Idiomas Estrangeiros): 80 pontos
  • Testes da Universidade de Cambrigde:
  • B1 Preliminary (antigo PET): grade B
  • B1 Business Preliminary: merit
  • B2 First (antigo FCE): grade C
  • B2 Business Vantage: grade C
  • C1 Advanced (antigo CAE): grade C
  • C1 Business Higher: grade C
  • C2 Proficiency (antigo CPE): grade C

As pontuações mínimas foram definidas tendo como referência o ponto médio do nível B1 do Quadro Europeu de Referência para Línguas e são aplicáveis a candidatos ingressantes a partir do 2º semestre de 2022. Considera-se o certificado válido independente da data em que foi obtido (sem considerar qualquer prazo de validade).

Orientador

Cada aluno deve ter como orientador um docente permanente ou colaborador no Programa de Pós-Graduação em que se encontra matriculado. A escolha do orientador é feita pelo aluno com anuência do orientador e do coordenador de área. Cabe ao orientador auxiliar na escolha do tema de dissertação, selecionar disciplinas coerentes com esse tema, supervisionar a dissertação e acompanhar o desempenho escolar do aluno.

 

Coorientador

Para a supervisão da dissertação, o aluno pode ter um coorientador. O prazo máximo para solicitação de coorientação é de 3 períodos letivos após o ingresso no curso. No caso de coorientador já credenciado no Programa de Pós-Graduação, o orientador deve informar o coordenador de área, que solicitará o registro à Pró-Reitoria (IP). No caso de coorientador externo ao Programa, a aprovação depende do CPG e a solicitação (ver anexo abaixo) deve ser preenchida pelo orientador do aluno e entregue na secretaria da Pós-Graduação.

 

Disciplinas

Semestralmente é disponibilizada uma lista de Disciplinas Oferecidas. Para aprovação em uma disciplina, é necessária frequência mínima de 85% e nota igual ou superior a 6,5. A nota final do período é obtida como a média de 3 notas: 1º bimestre, 2º bimestre e exame. Só está habilitado a realizar o exame o aluno com média igual ou superior a 5,0 nos dois bimestres. Se não apresentar frequência mínima, o aluno é reprovado e não recebe nota. O aluno é desligado do curso de Pós-Graduação caso obtenha:

  • Duas reprovações em disciplina por frequência insuficiente.
  • Conceito D em uma disciplina;
  • Conceito I pela 2ª vez, na mesma disciplina considerada obrigatória no curso;
  • Conceito I, pela 3ª vez, em disciplinas cursadas após o ingresso no curso;
  • Conceito NS, pela 3ª vez, em disciplina 3xx ou exame de inglês aplicado pelo ITA;
  • Conceito NS, pela 2ª vez, em disciplina 5xx;

 

Contagem de Créditos

Antes de requerer o exame para defesa de mestrado ou doutorado, os alunos dos programas acadêmicos deverão enviar a secretaria através do e-mail <elenice@ita.br>:

Foi aprovado em reunião de CPG nº 21/2019, 13/12/2019, os novos procedimentos de contagem de créditos para alunos de mestrado e doutorado nos programas acadêmicos do ITA. Conforme segue:

  1. A matrícula dos Alunos Regulares é deferida pelo Orientador e pelo Representante de Área (seja presencial na primeira vez ou pela web nas demais). Uma vez havendo concordância de ambos sob as disciplinas que serão cursadas no programa do aluno, se este lograr êxito de aprovação, automaticamente os créditos correspondentes serão atribuídos. Caso o Representante de Área tenha alguma dúvida sobre as disciplinas propostas, ele deve entrar em contato com o orientador antes de proceder o deferimento da matrícula;
  2. Será mantido o procedimento do aluno solicitar a contagem de crédito na Secretaria da Pós-graduação;
  3. Processo 1: a contagem será feita pela própria Secretaria da Pós-graduação, que contabilizará os créditos das disciplinas aprovadas e deferidas nas matrículas. Neste instante também se procederá o cálculo da média global do aluno.
  4. Se a contagem de crédito for de um aluno de mestrado, tendo este obtidos todos os créditos necessários e média igual ou superior à exigida pela NOREG, a contagem de contagem de crédito se finalizará com o processo 1 realizado pela Secretaria da Pós-graduação; pois entende-se que é um procedimento de verificação documental e não requer nenhum julgamento de mérito (já feito no deferimento das matrículas);
  5. Processo 2: no caso de solicitação de créditos para as seguintes possibilidades: a) publicações, b) disciplinas realizadas em outras instituições, c) disciplinas do ITA cursadas e aprovadas na condição “Disciplina Isolada”, d) outras solicitações; a Secretaria da Pós-graduação encaminhará a documentação referente à solicitação para o Representante de Área, que procederá a contagem de crédito em conjunto com o orientador. Os dois compõem a Comissão de Contagem de Crédito do aluno. Quando o representante de área for o próprio orientador outro professor da área deve ser convocado para compor a comissão; e
  6. No caso dos alunos de doutorado, necessariamente haverá contagem de créditos por publicações por parte da Comissão de Contagem de Crédito.

 

Dissertação de Mestrado

A dissertação de Mestrado é um trabalho individual que demonstre capacidade de contextualização do conhecimento existente e de utilização dos métodos e técnicas de investigação sobre o tema tratado.

 
Confecção da Dissertação

Confira o Manual de Confecção de Dissertação de Mestrado.

Requisição do Exame de Dissertação

O aluno pode requerer o Exame de Dissertação desde que:

  • Tenha obtido os créditos necessários registrados em ata de contagem de créditos;
  • Tenha sido aprovado em exame de língua inglesa;
  • Apresente cópia de artigo completo, em co-autoria com o orientador, sobre um assunto relativo à dissertação, já publicado, aceito, submetido ou pronto para publicação, segundo critérios especificados por cada Programa de Pós-Graduação.

Para requerer o Exame de Dissertação, o aluno deve entregar ao representante de área:

Aprovação da Banca Examinadora

O orientador deve preencher e encaminhar ao representante de área, por e-mail, a ficha de sugestão de nomes para banca examinadora:

A banca examinadora é analisada pelo Conselho do Programa (CPPG) e nomeada nas reuniões do CPG (realizadas nas datas indicadas pelo calendário). A banca é composta pelo orientador, coorientador e pelo menos mais 3 membros: sendo pelo menos um externo ao ITA e pelo menos um credenciado em Programa de Pós-Graduação do ITA. Um dos membros da banca é nomeado presidente. Também são nomeados um membro suplente interno e um externo para caso de indisponibilidade de algum dos membros da banca.

Convite do(s) membro(s) externo(s)

1. O orientador informa o aluno a respeito da aprovação da banca de dissertação pelo CPG.

2. O orientador entra em contato com os membros externos para formalizar o convite. Caso um deles indique indisponibilidade, o membro suplente deve ser convidado.

3. O aluno envia as cópias da dissertação a todos os membros da banca.

4. O orientador ou o próprio aluno (desde que autorizado pelo primeiro) consulta todos os membros para agendamento da data e horário da defesa, que deve ser pelo menos 15 dias após o recebimento das dissertações pelos membros.

5. Após a definição da data, o orientador da banca faz o comunicado oficial à secretaria de Pós-Graduação, em e-mail enviado para <agentese@ita.br>, com cópia para os membros da banca e para o escritório PROAP <aurelio@ita.br>.

6. A secretaria da Pós-Graduação (Elenice) envia a carta convite para os membros externos.

Exame de Dissertação

O Exame de Dissertação compreende:

  • Apresentação oral da dissertação, com duração de 50 min;
  • Arguição oral, em que cada examinador avalia o conhecimento do candidato sobre o tema da dissertação.

A avaliação é feita em reunião reservada após a arguição. Os resultados previstos são:

  • Aprovação. O candidato tem 30 dias para entregar a versão final da dissertação na secretaria.
  • Aprovação condicional. A banca define um prazo para a versão final, não superior a 90 dias.
  • Reprovação. O candidato pode requerer novo exame de dissertação, uma única vez, no prazo máximo de um ano.

Os prazos acima não podem extrapolar o prazo de conclusão do curso.

 

Procedimento para assinatura de ata de DEFESA VIRTUAL - via D4Sign

1) Durante a defesa, o Presidente da banca preenche a ata em DOC e gera um arquivo PDF sem as assinaturas.
Obs: o PDF deve conter apenas a ata - favor não gerar um PDF com todo o kit de defesa.
2) Após a defesa, o Presidente da banca envia a ata em PDF para Elenice (elenice@ita.br), com cópia para o orientador.
3) A Elenice envia a ata para assinatura da banca pelo D4Sign, usando os e-mails fornecidos no formulário de nomeação de banca.
4) Caso algum membro não assine a ata no prazo de 3 dias, a Elenice entrará em contato com o Presidente e Orientador para que ambos auxiliem a resolver o problema.

As defesas realizadas de forma presencial continuarão com a ata impressa e assinada, como era feito no passado antes da pandemia.

 

 

Casos de interrupção do curso

  • Trancamento de matrícula é a exclusão temporária do curso por no máximo 2 períodos letivos, com direito a reingresso, podendo ser concedida uma única vez, por proposta do Coordenador de Área. Este período não é contado, para efeito dos prazos de conclusão do curso, quando solicitado por recomendação médica ou motivo excepcional, a critério do CPG,
  • transferência de aluno matriculado em um Programa de Pós-Graduação para outro programa é realizada por solicitação do aluno. Deve contar com a anuência do orientador e dos coordenadores dos programas e áreas envolvidos e aprovada pelo Pró-Reitor.
  • exclusão do curso pode ocorrer por: pedido do aluno; motivo de saúde do aluno; insuficiência de aproveitamento escolar; não requerer matrícula em disciplina no período; cancelar matrícula em todas as disciplinas em dois períodos; não atender a frequência mínima em duas disciplinas; ou não satisfizer os requisitos de prazos de conclusão de curso e de exame de inglês.
  • Nos casos de exclusão acima, o aluno pode pedir, uma única vez, readmissão no Mestrado. Condições de reingresso são submetidas ao CPG para julgamento (ver Normas Reguladoras da Pós-Graduação). Considera-se também como readmissão o ingresso no Mestrado Profissional após exclusão sem conclusão no Mestrado do ITA ou vice-versa. No caso de exclusão por insuficiência de aproveitamento escolar, o reingresso só pode ocorrer em programa diferente do qual foi excluído.
  • desligamento é a exclusão do curso de Pós-Graduação do ITA sem direito à rematrícula ou reingresso e ocorrerá nos casos de: transgressões disciplinares (ver Normas Reguladoras da Pós-Graduação); improbidade escolar; indisciplina; ou se o aluno que pediu readmissão não satisfez as condições de reingresso.

 

Normas

É importante que o mestrando conheça as Normas Reguladoras da Pós-Graduação (NOREG 2021), que pode ser encontrada na Legislação do ITA, na aba "Cursos de Pós-Graduação". Nas normas da Pós-Graduação do ITA, chamamos este curso de Mestrado Acadêmico para diferenciá-lo do Mestrado Profissional. Os Programas de Pós-Graduação podem também apresentar requisitos adicionais, descritos nas Resoluções do CPG.