O Mestrado Profissional é um curso de 30 meses com enfoque tecnológico.
As modalidades de Mestrado Profissional oferecidas pelo ITA são:
A legislação específica de cada parceria pode variar, certifique-se de consultar os links indicados acima.
A modalidade Mestrado Profissional é uma pós-graduação stricto sensu introduzida por meio da Portaria CAPES-MEC nº 080, de 16 de dezembro de 1998, depois atualizada pela Portaria nº 17, de 28 de dezembro de 2009, da CAPES (Coordenação de Pessoal de Nível Superior).
Em 2001 nasce a parceria do ITA com a Embraer para o PEE (Programa de Especialização em Engenharia), com o objetivo de preparar engenheiros recém formados para atender à demanda da empresa por engenheiros aeronáuticos. A formalização do Mestrado Profissional em Engenharia Aeronáutica ocorreu em março de 2003, por meio da aprovação da CAPES. Devido ao sucesso deste curso, outras parcerias foram feitas, e por necessidades semelhantes, outras modalidades de Mestrado Profissional foram oferecidas.
O programa de estudos do Mestrado Profissional compreende um conjunto de disciplinas e uma Dissertação. Os alunos são arranjados em turmas. Com intuito de enfatizar a formação profissional, as orientações das Dissertações de Mestrado Profissional estão sob a responsabilidade de professores do ITA, podendo ter co-orientações feitas por profissionais especialistas, com qualificação compatível. O Mestrado Profissional oferece grau e prerrogativas idênticas ao Mestrado Acadêmico (Parecer CNE/CES 0079/2002), porém os temas têm origem no setor interessado e procuram ter aplicação tecnológica.
É importante que o mestrando conheça as Normas Reguladoras da Pós-Graduação (ICA 37-356 2024) e o Regulamento do Mestrado Profissional que podem ser encontrados na Legislação do ITA, na aba "Cursos de Pós-Graduação".