O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto Superior Técnico (IST), da Universidade de Lisboa, assinaram ontem, 20, um acordo de mobilidade, que visa estreitar a relação entre as escolas, à medida que propicia a movimentação discente e docente.
O documento visa fortalecer a colaboração entre as instituições, e está centrada em alguns aspectos, como: promover intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação, bem como de professores e pesquisadores; colaborar na definição e desenvolvimento de planos curriculares para programas de graduação e pós-graduação; propiciar a organização e participação conjunta em encontros e conferências científicas.
Com a redução significativa do programa nacional Ciência sem Fronteiras, que promove o intercâmbio de estudantes brasileiros, este tipo de acordo proporciona a oportunidade de seus alunos (tanto de graduação quanto pós-graduação) ter uma experiência de ensino internacional. Assim, promove a internacionalização do ITA, fortalece o ensino e a pesquisa, além de consolidar sua competitividade internacional.
A assinatura fortalece o encontro entre representantes de Portugal e a cidade de São José dos Campos, que aconteceu na cidade, no último dia 5. Na ocasião, estavam presentes representantes do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo), Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), Ieamar (Instituto de Estudos Avançados do Mar), Cluster Aeroespacial e de Defesa, Embraer, Visiona e Prefeitura Municipal e o ministro de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor.
“A cooperação científica entre Brasil e Portugal já é uma realidade, mas pode ser ainda maior. Vim para São José dos Campos, uma cidade conhecida por ser um polo aeroespacial e tecnológico, para avaliar se há interesse em desenvolver projetos conjuntos no Atlântico”, disse o ministro naquela ocasião.
Hoje, o reitor do ITA ratifica a importância da parceria: “Esta iniciativa trará a ambos os institutos muitos frutos, e é mais um passo no processo de expansão do ITA”.
Assessoria de Comunicação Social do ITA