De 01 de abril a 13 de maio de 2016 estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para os cursos de Mestrado e Doutorado do ITA, com ingresso no segundo semestre de 2016. O ITA oferece Mestrado e Doutorado em 5 Programas de Pós-Graduação, divididos em 22 áreas de concentração:
O Mestrado é um curso de aproximadamente 2 anos, composto por um conjunto de disciplinas e uma dissertação. Ao aluno que satisfizer os requisitos para conclusão do curso, é concedido o título de Mestre em Ciências. Neste curso o aluno tem um programa individual de estudos, escolhendo disciplinas em conjunto com o seu orientador de acordo com o tema de pesquisa da dissertação. As disciplinas são semestrais, e cada semestre corresponde a um período letivo.
O Doutorado é um curso de aproximadamente 4 anos composto por um conjunto de disciplinas, publicação de artigos e uma tese. O doutorando se capacita como pesquisador em uma área particular do conhecimento e, ao fim do curso, recebe o título de Doutor em Ciências em um dos cinco Programas de Pós-Graduação oferecidos pelo ITA. Como parte de seu programa de estudo, é possível realizar também estágios em instituições no exterior - os chamados “Doutorados Sanduíche”.
Além da análise de currículo do candidato, cada Programa de Pós-Graduação pode ter requisitos adicionais no Processo Seletivo, como uma prova ou entrevista com os candidados. O PG/EAM e o PG/EIA adotam, além da análise do currículo, uma prova de lógica e matemática básica no dia 2 de junho, conforme detalhado em www.civil.ita.br/posgrad/processo_seletivo.php. A mesma prova é aplicada ao PG/EAM e ao PG/EIA.
Alunos com dedicação exclusiva podem se candidatar ao curso e concorrer a bolsas de estudo, na condição de “aluno regular”. Alunos com dedicação parcial, devido a vínculo empregatício, também podem se candidatar ao curso, na condição de “aluno especial”
Aos candidatos ao Doutorado, será também exigido até o dia da Matrícula um dos seguintes certificados de proficiência em inglês:
A Área de Produção do Curso de Engenharia Aeronáutica e Mecânica (EAM-P) somente aceita inscrições uma vez por ano (em setembro, para início no ano seguinte) e, portanto, não participa deste processo seletivo.
Os programas de pós-graduação stricto sensu oferecidos pelo ITA são gratuitos. A aprovação da inscrição do candidato não implica necessariamente em concessão de bolsa de estudos. Alunos de Mestrado e Doutorado podem concorrer a bolsas de estudos institucionais postas à disposição do ITA pela CAPES e pelo CNPq, desde que estejam matriculados em tempo Integral e dedicação exclusiva. As bolsas são concedidas mediante um processo de seleção em cada programa de pós-graduação, baseado em mérito acadêmico e no programa de estudos a ser desenvolvido no ITA. É possível, também, concorrer às bolsas oferecidas pela FAPESP, mediante projeto preparado com o professor Orientador. No PG/EAM, a definição dos candidatos que receberão bolsas de estudos institucionais da CAPES e CNPq é definida pela classificação na prova de lógica e matemática básica aplicada no processo seletivo.
Mais detalhes estão disponíveis em: www.ita.br/posgrad/procseletivo