Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Pesquisa do ITA desenvolve software que amplia a precisão na identificação de sinais de radares

CalculaDOA é compatível para aplicações militares e civis

 

Publicado em 24/04/2025 - 09h30

 

Um software desenvolvido por pesquisadores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), por meio do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO) recebeu o registro do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) pelo seu caráter inovador na detecção passiva com maior precisão na determinação da direção de chegada (DOA) de sinais emitidos por radares inimigos. Chamado de CalculaDOA, o projeto também tem capacidade de aplicação dual, atendendo necessidades militares e civis.

O software processa e calibra dados coletados em voos por sensores embarcados em aeronaves militares, reduzindo incertezas e aprimorando a qualidade das informações utilizadas pelo Sistema de Programação e Análise de Guerra Eletrônica (SPA-GE). O impacto do produto foi comprovado em uma avaliação operacional realizada com aeronaves do modelo R-99, em uma atividade conduzida pelo Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp), que constatou maior precisão em localização de alvos estratégicos.

Além do emprego em operações reais, o CalculaDOA também fortalece a formação de especialistas ao ser utilizado no Curso Doutrinário de Guerra Eletrônica (COGE), promovido pelo Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE). Para o Coordenador do PPGAO, Coronel Aviador Sérgio Rebouças, “esse se trata de mais um exemplo concreto de como o PPGAO reafirma sua vocação de integrar o conhecimento acadêmico com as necessidades operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB)”. “O desenvolvimento de soluções com impacto direto nas capacidades operacionais da FAB é a essência de nosso programa, refletindo a sinergia entre os setores operacional e acadêmico”, comentou.

A Pró-Reitora de Administração do ITA, Coronel Intendente Vivian Santos Gomes, destacou a importância da participação de pesquisadores em prol do desenvolvimento nacional e no avanço das atividades de defesa brasileira. “Quando unimos o conhecimento científico à necessidade operacional, criamos soluções inovadoras que fortalecem nossa soberania e geram impactos positivos também para a sociedade civil”, disse.

O desenvolvimento do CalculaDOA foi realizado por uma equipe composta pelo Professor Doutor Felix Dieter Antreich, Professor Doutor Dimas Irion Alves, o Tenente-Coronel Aviador R/1 Marcílio Alberto de Faria Pires e o Capitão Aviador Derek do Espírito Santo Nogueira.

APLICAÇÃO DUAL

Embora desenvolvido para atender demandas da FAB, o CalculaDOA possui grande potencial de aplicação dual, podendo ser adaptado para setores civis que fazem uso de tecnologias de sensoriamento remoto e localização precisa de sinais. Áreas como telecomunicações, controle de tráfego aéreo e monitoramento ambiental, por exemplo, podem se beneficiar do conhecimento gerado, ampliando o impacto tecnológico e econômico da inovação desenvolvida no ITA.

Com a base sólida estabelecida pelo CalculaDOA, o ITA e a FAB já trabalham em aprimoramentos futuros, incluindo novas rotinas de calibração, interface gráfica otimizada e integração com sistemas mais atualizados. Além disso, a expertise adquirida impulsiona outros projetos inovadores que serão incorporados a iniciativas de detecção passiva em microssatélites, em parceria com o Centro de Competência em Guerra Eletrônica (CCGE) e o Laboratório de Ondas Milimétricas (LOM) da FAB no ITA.

 

Fonte: ITA

Arte: Reprodução / ITA