Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Parceria entre ITA e AFIT é tema de reunião com Adido Aeronáutico dos Estados Unidos no Brasil

Air Force Institute of Technology envia militares para atuarem como instrutores no ITA

 

Publicado em 24/03/2025 - 14h45

 

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) recebeu, nesta terça-feira (18), uma comitiva de representantes da Força Aérea Americana para discutir a parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB) no intercâmbio de instrutores acadêmicos. A iniciativa integra o Programa de Intercâmbio de Pessoal Militar (MPEP) nas Américas e prevê a atuação de docentes tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.

O encontro contou com a presença do Pró-Reitor de Pesquisa e Relacionamento Institucional do ITA, Professor Doutor Maurício Vicente Donadon, do Pró-Reitor Adjunto, Coronel Engenheiro Bruno Giordano de Oliveira Silva, do Adido Aeronáutico dos Estados Unidos da América no Brasil, Coronel Adolfo Gorbea, e do Comandante responsável pelo MPEP nas Américas, Tenente-Coronel David Cox, além de outras autoridades civis e militares.

O ITA e o Air Force Institute of Technology (AFIT) são os elos acadêmicos da FAB e da Força Aérea Americana no intercâmbio de militares que atuam como instrutores em ambas as instituições. Durante o encontro, realizado no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), foram discutidas as características atuais da parceria e a possibilidade de ampliação das atividades, incluindo a revisão dos pré-requisitos para participação no programa de intercâmbio.

Para o Pró-Reitor de Pesquisa e Relacionamento Institucional, Professor Doutor Maurício Donadon, a parceria é essencial, pois proporciona um enriquecimento acadêmico por meio da troca de experiências com institutos de referência no exterior, especialmente com uma instituição vinculada à defesa nacional. “A discussão foi importante para vislumbrarmos novas possibilidades que beneficiarão todos os envolvidos, inclusive nossos alunos de graduação e pós-graduação”, destacou.

O Adido Aeronáutico da Força Aérea Americana, Coronel Adolfo Gorbea, também celebrou a proximidade entre as instituições. “Os dois países têm experiências, visões e fundamentos distintos, e com parcerias como essa é possível compartilhar esse conhecimento e crescer juntos”, comentou.

O atual Adjunto do Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO), Tenente-Coronel Aviador Pamplona, compartilhou sua experiência no MPEP, tendo atuado como instrutor na AFIT por três anos. “Pude perceber de perto a importância dessa atividade para todos os envolvidos. Trabalhamos agora para manter essa parceria e ampliá-la ao máximo, garantindo que mais militares possam se beneficiar dessa cooperação”, afirmou.

 

Fonte: ITA

Foto: ITA