Grupo Multidisciplinar conta com representantes de diferentes organizações militares da Força Aérea Brasileira
Publicado em 24/03/2025 - 10h
A Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) sediou, nos dias 17 e 18 de março, mais uma edição do encontro do Grupo Multidisciplinar de Acompanhamento da Implantação (GMAI) do novo campus do ITA na capital cearense. O evento reuniu representantes do Instituto e de diversas Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) para avaliar o progresso das ações em andamento e alinhar os próximos passos do projeto.
O ITA esteve representado pela Vice-Reitora, Professora Doutora Emilia Villani, pela Pró-Reitora de Administração, Coronel Intendente Vivian Santos Gomes, e pelo Diretor Interino do Núcleo do Campus do ITA de Fortaleza, Coronel Aviador Tony Gleydson Barbosa. Também participaram integrantes do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), da Diretoria de Economia e Finanças da Aeronáutica (DIREF), da Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA), do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), do Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), entre outros órgãos envolvidos na iniciativa.
Durante as reuniões, foram apresentados avanços no planejamento e na execução das obras no novo campus, que tem a inauguração prevista para início de 2027. Nesta etapa, está em construção o prédio principal, que abrigará os novos cursos de Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energia, além de alojamentos para os alunos e espaços administrativos. Também está sendo viabilizada a reforma de construções já existentes na BAFZ, como o refeitório e o Hotel de Trânsito, que apoiarão as atividades acadêmicas e de internacionalização do campus.
A expectativa é que, já na chegada das primeiras turmas em 2027, toda a infraestrutura acadêmica e de suporte esteja plenamente operacional. A Vice-Reitora do ITA destacou a importância dessas reuniões para o alinhamento estratégico entre as organizações FAB.
“Esse diálogo constante é fundamental para garantirmos a execução eficiente do projeto, que representa um marco não apenas para o ITA, mas para todo o país”, afirmou a Professora Doutora Emilia Villani. “Temos um grande compromisso com essa expansão e seguimos focados em oferecer aos nossos alunos e à sociedade uma estrutura de excelência condizente com os 75 anos de tradição do ITA”, completou.
A Pró-Reitora de Administração do ITA, Coronel Intendente Vivian Santos Gomes, ressaltou a importância da atuação conjunta da FAB para o sucesso do projeto. “O envolvimento de diferentes setores da Força Aérea tem sido fundamental para identificar as necessidades e superar os desafios, demonstrando a relevância do ITA para as atividades estratégicas de defesa e sua contribuição para o desenvolvimento nacional por meio do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação”, afirmou.