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ITA participa da segunda fase de Avaliação Operacional contratual do F-39E Gripen

Atividade foi promovida pelo DCTA e realizada na Base Aérea de Natal

 

Publicado em 19/12/2024 - 10h

 

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) participou da segunda fase da Avaliação Operacional (AVOP) contratual do F-39E Gripen, realizada entre os dias 15 de outubro e 14 de novembro na Base Aérea de Natal (RN). A atividade, que avaliou a versão Basic Capability (BC), consistiu em uma Validação Logística (VL) com o objetivo de coletar dados sobre atividades logísticas fora de sede.

O ITA foi representado pelo Laboratório de Engenharia Logística (AeroLogLab). Também participaram da AVOP militares do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) e do Grupo Logístico da Base Aérea de Anápolis (GLOG-NA). As informações obtidas durante os exercícios Composite Air Operations Flight (COMAO) 2024 e Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX) 2024, do Comando de Preparo (COMPREP), irão aprimorar o Modelo de Simulação para Gestão de Operações e Manutenção do F-39, que está em desenvolvimento pelo AeroLogLab.

Segundo a Coordenadora Geral da Operação, Coronel Engenheira Thais Franchi Cruz, “o software de Gestão de Frota avaliado na Fase 2 da AVOP do F-39E será uma ferramenta disruptiva para inovar a forma de trabalho da Logística tanto para o Gripen, quanto para outros Projetos da FAB, como o KC-390, permitindo operar as aeronaves na sua máxima eficiência”.

Para o chefe do AeroLogLab, Tenente-Coronel Engenheiro Danilo Garcia Figueiredo Pinto, destacou que “a realização da campanha ofereceu a oportunidade perfeita para a validação do modelo de gestão de frota em desenvolvimento, cujos resultados demonstraram alta aderência às operações reais e, portanto, confirmaram o potencial da ferramenta para otimização das operações e ações de manutenção com base nos dados gerados pelo Gripen”.

O Coronel Aviador da reserva Fernando Teixeira Mendes Abrahão, integrante do laboratório, acrescentou: “É essencial aprimorar a precisão, a consciência situacional e a capacidade de ação do sistema, adicionando novas funcionalidades à medida que avançamos nas configurações das aeronaves. Nosso objetivo é empregar esse modelo como um verdadeiro gêmeo digital para a gestão integral da frota".

 

Fonte: ITA / Com informações da ACS do DCTA

Foto: ITA