Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Equipe do ITA é premiada em competição internacional de Ciência de Dados na Área de Aviação

Pesquisadores conquistaram 2o lugar entre 132 equipes participantes

 

Publicado em 25/11/2024 - 16h30

 

Uma equipe formada por professores e alunos de doutorado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) conquistou o segundo lugar em uma competição de Data Challenge promovida pela Eurocontrol, organização responsável pela coordenação da gestão do tráfego aéreo no espaço aéreo europeu. O desafio proposto teve o objetivo de desenvolver um modelo aberto de aprendizado de máquina para estimar o peso real de decolagem de aeronaves, denominado Actual Takeoff Weight (ATOW), com foco no aprimoramento das ferramentas de avaliação do impacto ambiental do tráfego aéreo.

Foram disponibilizados para as 132 equipes participantes, de mais de 20 países, 250 GB de dados da rede OpenSky sobre voos que transitaram no espaço aéreo europeu em 2022. Para a apresentação das soluções, as equipes tiveram cerca de dois meses para desenvolver modelos preditivos de ATOW utilizando técnicas do estado da arte no campo do aprendizado de máquina. Ao término da competição, as soluções finais submetidas por cada time foram avaliadas e classificadas com base na acurácia dos modelos e na sua documentação, disponibilizada abertamente na internet.

A equipe do ITA, denominada pelos organizadores como “team_tiny_rainbow”, foi composta pelos professores Doutora Capitão Engenheira Mayara Condé Rocha Murça e Doutor Marcos Ricardo Omena de Albuquerque Máximo, além dos doutorandos Capitão Engenheiro João Paulo de Andrade Dantas, João Basílio Tarelho Szenczuk, Carolina Rutili de Lima, Tenente Engenheiro Lucas Orbolato Carvalho e Gabriel Adriano de Melo. Os integrantes atuam nos laboratórios de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (LABGETA) e de Sistemas Computacionais Autônomos (LAB-SCA), vinculados às Divisões de Engenharia Civil e de Ciência da Computação do Instituto.

Além da solução apresentada no desafio, a equipe elaborou um artigo científico para compartilhar os resultados com a comunidade aeronáutica. Como reconhecimento pelo desempenho, o grupo recebeu um prêmio de 1.750 euros. A primeira colocação na competição foi da Ecole Nationale de l'Aviation Civile (ENAC), da França, e a terceira posição, da Technische Universiteit Delft (TU Delft), da Holanda. O anúncio dos premiados foi realizado durante o 12o OpenSky Symposium, realizado em Hamburgo.

Para a Capitão Mayara, "a competição se apresentou como uma oportunidade única de troca de conhecimentos e aprendizado, com um propósito tanto científico quanto educacional, e reforçou a importância de uma abordagem colaborativa e multidisciplinar para endereçar os complexos desafios da aviação". “Além do reconhecimento pela excelência técnica, a premiação também simboliza o compromisso do ITA com a inovação e o avanço da ciência aplicada, especialmente no que tange à sustentabilidade e à eficiência do setor aeronáutico”, completou o Professor Doutor Marcos Máximo.

 

Fonte: ITA

Foto: Reprodução