Estudantes de graduação e pós-graduação puderam conhecer de perto os desafios logísticos enfrentados no local.
Publicado em 21/10/2024 - 17h
Um grupo de alunos de graduação em Engenharia Civil-Aeronáutica e pós-graduação em Infraestrutura Aeronáutica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou, entre os dias 07 e 11 de outubro, uma viagem de instrução na região amazônica. A atividade proporcionou aos estudantes a oportunidade de integrar teoria e prática, com o apoio de Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB).
O grupo foi constituído de 26 alunos de graduação e quatro de pós-graduação, que foram acompanhados pelos professores do ITA, Doutora Cláudia Azevedo Pereira e Doutor Evandro José da Silva. Também integraram a comitiva o Coronel Engenheiro Rodrigo Prado dos Santos e o Tenente QOCon Engenheiro Ambiental Fernando Gomes Monteiro Neto, da Diretoria de Infraestrutura Aeronáutica (DIRINFRA), além do Tenente Especialista em Guarda e Segurança Sebastião Marcos Bento de Lima, do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São José dos Campos (CPORAER-SJ).
As atividades tiveram início no Destacamento de Apoio de Manaus (DACO-MN), subordinado à Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), onde o grupo foi recepcionado pelos Coronel Engenheiro Bruno Cava Rodrigues, Coronel Aviador Antonio Carlos Neves Trigueiro e Capitão Engenheiro Pedro Henrique Bosak. Durante a visita, foram apresentados aspectos da história da Organização Militar e os desafios logísticos enfrentados na execução de grandes obras na região.
O itinerário incluiu visitas a São Gabriel da Cachoeira e ao povoado de Iauretê, ambos no Amazonas, para reconhecimento da pista de pouso e interação com o Pelotão Especial de Fronteira (PEF) do Exército Brasileiro (EB). O grupo também visitou o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), o Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) e o Aeroporto Eduardo Gomes, onde engenheiros da concessionária responsável esclareceram questões sobre infraestrutura de pátios e pistas, como sinalização, pavimentação, despacho de bagagens e segurança operacional. Além disso, os alunos conheceram a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do aeroporto.
Antes do retorno à São José dos Campos, os alunos foram ao Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), e também conheceram o sistema de vigilância da Amazônia e o setor de busca e salvamento.
Segundo a Professora Doutora Cláudia Pereira, a viagem foi de extrema importância tanto pelo ponto de vista acadêmico, ao conectar teoria e prática na formação dos futuros engenheiros, quanto pelo aspecto da cidadania, ao proporcionar uma visão mais ampla sobre os desafios da infraestrutura aeroportuária na Amazônia. “Tenho certeza que os alunos que puderam participar voltaram transformados pelo que presenciaram, pois perceberam o desafio existente e o papel da FAB, em especial da COMARA, nestas localidades”, pontuou.
A Pró-Reitora de Administração do ITA, Coronel Intendente Vivian Santos Gomes, destacou a importância da parceria entre o ITA e outras Organizações Militares da FAB, voltada para o desenvolvimento nacional. "O ITA está cada vez mais integrado às atividades da Força Aérea, visando à formação de excelência em Engenharia. Agradecemos o apoio recebido na região Norte e estamos certos de que essa atividade fortalecerá nosso desenvolvimento conjunto", concluiu.
Fonte: ITA
Foto: ITA