Pró-Reitoria de Pesquisa e Relacionamento Institucional atua para consolidar a instituição como destaque nacional e internacional
Publicado em 18/10/2024 - 11h20
Em comemoração ao Dia da Inovação, celebrado em 19 de outubro, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) evidencia suas atividades no ecossistema de desenvolvimento tecnológico nacional. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Relacionamento Institucional (IPR), em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2021-2030, é responsável pela implementação da Política de Inovação do ITA, demonstrando a instituição como um ator competitivo, tanto no cenário nacional quanto internacional, para o avanço científico e tecnológico.
O ITA registra concessões há pelo menos duas décadas e, nos últimos seis anos, foram mais de 20 patentes e softwares registrados em áreas como defesa, aeroespacial, materiais avançados e sustentabilidade. Um marco importante nesse período é o desenvolvimento do primeiro processo de transferência de tecnologia do Instituto, com potencial de gerar royalties a partir de uma patente concedida em 2019. Trata-se do "Dispositivo de Identificação de Objetos Cirúrgicos com Marcadores Magnéticos", criado pelos pesquisadores José Elias Matieli, Osamu Saotome, Vagner Rogério dos Santos e Evaldo Carlos Fonseca Pereira.
Em 2024, o ITA celebrou duas conquistas de destaque internacional. A primeira foi a concessão da patente “Up/Down Photonic Frequency Converter for Incoming Radio Frequency (RF) Signals Built Into the Optoelectronic Oscillator (OEO)”, fruto da pesquisa conduzida pelos mestrandos Larissa Aguiar Dantas de Britto e Jognes Panasiewicz Junior, sob a orientação do Professor Doutor Gefeson Mendes Pacheco, no campo da fotônica e optoeletrônica.
Outro grande avanço foi o registro do software SECDEVIAS, projetado para gerar relatórios detalhados sobre vulnerabilidades em sistemas críticos, aprimorando a segurança cibernética e reduzindo a exposição a ataques em infraestruturas sensíveis. O projeto foi liderado pelo Professor Doutor Cesar Augusto Cavalheiro Marcondes, com a colaboração de uma equipe multidisciplinar composta por Leonardo Silveira, Rina Chen Carvalho e outros pesquisadores.
Nos próximos cinco anos, a IPR tem como meta fortalecer o Instituto em diversas frentes, entre elas a proteção da Propriedade Intelectual, por meio da comunicação e defesa das inovações tecnológicas da instituição, visando à sua comercialização e licenciamento; o fomento à pesquisa e à transferência de tecnologia, com parcerias estratégicas que assegurem um impacto social significativo das inovações, especialmente em áreas como saúde, segurança e sustentabilidade; e a integração com o setor produtivo e parcerias públicas, reforçando o ecossistema de inovação e alinhando-se às diretrizes governamentais e demandas da indústria nacional.
POLÍTICA DE INOVAÇÃO
A Política de Inovação do ITA é um documento criado para basear a transferência de tecnologia e a proteção da propriedade intelectual, promovendo uma integração efetiva entre academia, indústria e sociedade. A IPR desempenha um papel central nesse processo, facilitando colaborações ao adotar o conceito da Hélice Sêxtupla, que conecta governo, academia, empresas, sociedade, meio ambiente e saúde em um esforço conjunto para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e promover a sustentabilidade.
Para o Pró-Reitor de Pesquisa e Relacionamento Institucional do ITA, Professor Doutor Maurício Vicente Donadon, “este trabalho contínuo evidencia o potencial de mercado das patentes do ITA, despertando o interesse das empresas na comercialização dessas inovações”. Ele acrescenta: “Nosso compromisso é seguir na vanguarda da inovação, garantindo que as tecnologias desenvolvidas no ITA não apenas contribuam para o avanço científico, mas também sejam aplicadas de forma prática, beneficiando a sociedade como um todo”.
Fonte: ITA
Arte: ITA