Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA realiza 26ª edição de simpósio de aplicações operacionais em áreas de defesa

Mais de 700 participantes se inscreveram para as atividades

 

Publicado em 10/10/2024 - 10h25

 

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou, entre os dias 1º e 3 de outubro, a 26ª edição do Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa (SIGE), evento organizado pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e pelo Comando de Preparo (COMPREP). De forma integrada, também foi promovida a 3ª edição da Semana de Aplicações Operacionais ao Preparo e Emprego, o 5º Workshop de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento, e o 12º Simpósio de Sensoriamento Remoto e Aplicações em Defesa.

Participaram da cerimônia de abertura o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros; o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; o Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar; o Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi; o Chefe da Subchefia de Preparo de Operações Aéreas (SPOA), Brigadeiro do Ar Francisco Bento Antunes Neto; o Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro do Ar Frederico Casarino; o Chefe do Subdepartamento de Administração do DCTA, Brigadeiro do Ar Alexandre Daniel Pinheiro da Silva; a Vice-Reitora do ITA, Professora Doutora Emilia Villani; o Chefe da Coordenadoria de Governança do DCTA, Coronel Aviador Pedro Henrique Cavalcanti de Almeida; a Pró-Reitora de Administração do ITA, Coronel Intendente Vivian Santos Gomes, além de representantes de empresas apoiadoras e participantes.

Mais de 700 pessoas se inscreveram para participar presencialmente do evento, que também foi transmitido simultaneamente pela internet. Durante a abertura, foram realizadas três palestras com os seguintes temas: “Computação Quântica e Operações Multidomínio: A Nova Fronteira da Superioridade Aeroespacial”, apresentada pelo Comandante do I COMAR, Major-Brigadeiro Avellar; “Object Detection Using Lidar and Deep Learning for Autonomous Vehicles”, ministrada pelo Professor Doutor Vicent Frémont, da École Centrale de Nantes, França; e “Civilian Explosions”, apresentada pela Professora Doutora Clare Knock, da Cranfield University, Reino Unido.

O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro Medeiros, realizou a abertura oficial do 26º SIGE e das atividades conjuntas. Abordando a importância do evento, disse que “a ciência nos oferece o arcabouço necessário para desenvolver novas tecnologias que impulsionam a inovação, criando um ciclo contínuo de progresso”. “No DCTA, temos um ambiente fértil, estabelecido pelo Marechal Casimiro Montenegro e que, até hoje, permanece integrado ao desenvolvimento de pesquisas com aplicações duais, beneficiando tanto a defesa quanto a sociedade como um todo”, afirmou o Diretor-Geral.

O Reitor do ITA, Professor Doutor Guilherme Lorenzi, agradeceu a presença de todos e destacou a relevância do SIGE no cenário nacional e internacional. “O desafio deste simpósio, assim como dos eventos paralelos que dele derivam, é manter-se relevante para as partes envolvidas, à luz das exigências impostas pelas mudanças atuais, que ocorrem em uma velocidade que exige competência, agilidade e capacidade de relacionamento. Também destacamos a fundamental presença de atores da indústria, academia e governo, uma característica que contribui para que o Brasil se constitua como um importante ator global no campo da Indústria Aeronáutica e em outros setores”, comentou.

Neste ano, o SIGE contou com 48 artigos científicos e 19 pôsteres, vindos de instituições de ensino superior de diferentes regiões do país, que foram avaliados por revisores da comunidade científica nacional e internacional, representando um aumento em relação à edição anterior.

A novidade desse ano foi o HUB de Inovação, onde o DCTA apresentou seu portfólio de tecnologias disponíveis para transferência, assim como as empresas, laboratórios do ITA e de outras instituições apresentaram suas capacidades, projetos e desafios tecnológicos e científicos, com o intuito de promover o intercâmbio de ideias e a identificação de áreas de interesse comum, visando o fomento de discussões bem como futuras cooperações e parcerias. “Temos certeza de que nossa missão foi cumprida, promovendo um intercâmbio técnico-científico com a participação de empresas da área de Defesa e possibilitando visibilidade aos trabalhos de pesquisa desenvolvidos por pesquisadores e cientistas, catalisando a sinergia entre a academia, indústria e governo, em consonância com as orientações estratégicas da Força Aérea Brasileira. A demanda tem aumentado e estamos nos planejando, para o próximo ano, sediar novamente o Encontro de Tecnologias Quânticas para a Defesa, em sua 2ª edição.”, afirmou o Coordenador-Geral do SIGE, Coronel Aviador Sérgio Rebouças.

 

Fonte: ITA

Foto: ITA