Cerimônia contou com a apresentação de dois painéis com participação de representantes da Tríplice Hélice da Inovação
Publicado em 14/08/2024 - 08h30
Coube ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizar nesta sexta-feira, 09 de agosto, a abertura do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT). A Cerimônia ocorreu no Auditório Weis, do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), onde foram apresentados dois painéis representativos da Tríplice Hélice da Inovação: governo, academia e indústria.
Participaram do evento o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, o Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, Chefe do Subdepartamento de Administração do DCTA (SDT), Brigadeiro do Ar Alexandre Daniel Pinheiro da Silva, a Vice-Reitora do ITA, Professora Doutora Emilia Villani, a Pró-Reitora de Administração do ITA, Coronel Intendente Vivian Santos Gomes, o Presidente do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC), Professor Doutor Gesil Sampaio Amarante Segundo, o Presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), Coronel Engenheiro Júlio Hideo Shidara, representantes de entidades públicas e privadas, além de professores e alunos do programa.
O primeiro painel apresentado, intitulado “Ambientes de Inovação e suas Interações Sistêmicas” teve como participantes o Chefe da Coordenadoria de Gestão de Inovação (CGI), Coronel Aviador Domenico Merrichelli II, o Presidente do Conselho Diretivo do INVOZ, Emílio Matsuo, o Presidente do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT), Jeferson Cheriegate, e o Diretor de Tecnologia e Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Professor Doutor Jefferson Gomes. Já o segundo painel, com o tema “Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo no Brasil”, recebeu a presidente da Comissão Acadêmica Nacional da rede PROFNIT, Professora Doutora Tatiane Balliano, o Vice-Presidente da Embraer, Henrique Langenegger, o Coordenador da Consultoria Jurídica da União (CJU) de São José dos Campos, Doutor Carlos Freire Longato, e a coordenadora do PROFNIT do ITA, Professora Doutora Sueli Sampaio Damin Custódio.
O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro Medeiros, apontou que a inovação está no DNA da Força Aérea Brasileira. "Vejo o cluster aeroespacial de São José dos Campos como um verdadeiro farol de inovação e criatividade. A importância do DCTA e suas ICTs é essencial para o avanço tecnológico e o fortalecimento do setor aeroespacial e da defesa nacional. Estamos comprometidos em expandir esse legado, com projetos estratégicos como o novo campus no Ceará e o cluster aeroespacial na Bahia, para elevar nossa capacidade de inovar e servir ao Brasil. Nossa missão é transformar sonhos em realidade e impulsionar o progresso contínuo da nossa sociedade”, contextualizou.
O Reitor do ITA, Professor Doutor Guilherme Lorenzi, celebrou o início de mais um programa de Pós-Graduação, e salientou que “a inovação é entendida, nos dias atuais, como um dos principais meios para um país se destacar no cenário mundial em termos de desenvolvimento econômico e social”. “Que este programa seja coroado de êxito, a curto, médio e longo prazos, e sirva de exemplo para outras iniciativas que venham a colaborar para posicionar o Brasil em local de destaque nos campos do conhecimento”, completou.
PROFNIT
O PROFNIT é um programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, dedicado ao aprimoramento da formação profissional para atuar nas competências dos núcleos de inovação tecnológica e nos ambientes promotores de inovação em diversos setores, como o acadêmico, empresarial, governamental e organizações sociais.
Os alunos não pagam anuidades e os professores não recebem pró-labore, sendo uma contribuição social do FORTEC e cofinanciado pelo governo brasileiro e por outras organizações.
O mestrado profissional é oferecido nacionalmente, compreendendo todas as regiões do Brasil e foi recomendado com nota 4 pelo Conselho Técnico Científico da Educação Superior da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2015.
Fonte: ITA
Foto: ITA