Premiação aconteceu durante Simpósio realizado em Brasília
Publicado em 30/11/2023 – 10h35
A dissertação de mestrado desenvolvida por um ex-aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica e Computação na área de Informática (PG/EEC-I), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), foi a vencedora do Concurso de Teses e Dissertações no Workshop Anual de Melhoria de Processos de Software (WAMPS) que aconteceu de forma colocalizada com o Simpósio Brasileiro em Qualidade de Software (SBQS), realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A premiação aconteceu em Brasília entre os dias 7 e 10 de novembro.
Intitulada “ME-MPS: Um Modelo de Extensão do MPS.br para Software Críticos em Ambientes Regulados”, o estudo foi produzido pelo Capitão-Tenente da Marinha do Brasil, Everton Machado, sob orientação do Professor Doutor Johnny Marques, da Divisão de Ciência da Computação do ITA, com o objetivo de propor uma extensão do modelo do programa “Melhoria do Processo de Software Brasileiro” para ambientes regulados por normas. Um dos exemplos utilizados foi uma extensão nas regras aplicadas atualmente de forma global para a certificação de sistemas embarcados do setor aeronáutico, a RTCA DO-178C.
O ex-aluno, que concluiu o mestrado no final do ano passado, comemorou o resultado e disse que o prêmio “simboliza o encerramento de um ciclo importante que contribuiu de forma essencial para seu desenvolvimento profissional”. Para o professor orientador do trabalho, este é um “notável feito acadêmico, tendo em vista não só a excelência técnica, mas também pela relevância no contexto aplicável”.
Durante sua fala, a Coordenadora do WAMPS, Professora Doutora Ana Regina Cavalcanti da Rocha, também elogiou o estudo do Capitão-Tenente Everton Machado. “O MPS.Br é um Programa brasileiro que visa a melhoria contínua do software no Brasil e a competitividade de nossa indústria. O trabalho realizado no ITA, adequando-o para software aeronáutico, é extremamente relevante e este prêmio reconhece a excelência desta dissertação”, pontuou.
Fonte: ITA
Foto: ITA