Instituto recebeu troféu durante aniversário da Associação
Publicado em 16/05/2023 – 12h15
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) recebeu no último dia 5 de maio uma homenagem da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB) pela formação de Recursos Humanos para o setor. Entrega de troféu alusivo a esta contribuição aconteceu durante a comemoração dos 30 anos da Associação, celebrada no dia 5 de maio na cidade de São José dos Campos (SP).
Participaram do evento, representando o ITA, o Reitor do Instituto, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, o Vice-Reitor, Professor Doutor Jesuíno Takachi Tomita, e a Chefe da Divisão de Relacionamento Internacional da Pró-Reitoria de Pesquisa e Relacionamento Institucional, Solange Maia. “A Indústria é parte importante do nosso trabalho, que é baseado na hélice triple que contempla ainda a Academia e o Governo. Ser reconhecido pela AIAB mostra que estamos no caminho certo, capacitando os futuros Engenheiros que auxiliarão para que o Brasil esteja cada vez mais em destaque no setor aeroespacial”, afirmou Correia.
O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, esteve na cerimônia representando o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. “Parabenizo a Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil pelos seus trinta anos, servindo como mola propulsora para o desenvolvimento do nosso setor aeroespacial, com a certeza de que juntos continuaremos a fazer uma história de sucesso”, apontou.
A Ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Barbosa de Oliveira Santos, também marcou presença na comemoração e aproveitou a oportunidade para anunciar, junto a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o investimento de R$ 360 milhões por meio de contratos para o desenvolvimento de tecnologias nos setores aeronáutico e espacial. Este será o maior montante já repassado pela FINEP na história, em acordos assinados com as empresas Embraer, Visiona, Akaer e ACS.
Para a ministra, “é uma alegria anunciar um investimento dessa magnitude durante este evento de aniversário da AIAB. Os recursos disponibilizados são destinados a projetos estruturantes e que trazem retorno direto para a sociedade. Essa é uma questão de soberania nacional, pois incentivos à indústria aeroespacial estimulam as universidades e centros de pesquisa a produzir conhecimento, o que impulsiona a inovação e, consequentemente, amplia a competitividade da nossa economia”.
AIAB
A Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB) é a entidade de classe nacional que congrega e representa as empresas brasileiras do setor aeroespacial, promovendo e defendendo seus interesses e objetivos comuns, tanto no País, como no exterior.
Fundada em 1993, tem associadas atuando em toda gama de atividades aeroespaciais, desde a concepção, desenvolvimento, produção, comercialização e assistência pós-venda, além de serviços técnicos especializados em todas as áreas dos segmentos aeronáutico, espacial e de defesa.
Fonte: ITA / DCTA
Foto: ITA
Edição: ITA
Revisão: ACS-DCTA