Aluno da Turma de 1999 foi promovido no final de março
Publicado em 10/05/2023 – 13h57
No último dia 31 de março, foi promovido ao cargo de Contra-Almirante o Iteano Marcos Fricks Cavalcante, tornando-se o primeiro egresso do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) a alcançar um posto de Oficial-General da Marinha do Brasil (MB).
Natural de Curitiba (PR), o Contra-Almirante Fricks ingressou no curso de graduação do ITA como Oficial-Aluno em 1995, formando-se Engenheiro Aeronáutico em 1999. Após a formação, especializou na modalidade Asa Fixa pelo Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV). “Lembro com entusiasmo o período em que estive no ITA. Desde que concluí a formação tive a oportunidade de trabalhar com outros iteanos, e isso é sempre gratificante”, apontou.
Na carreira, o Contra-Almirante Fricks dedicou boa parte da vida profissional à Aviação Naval e, em uma das atividades, junto a EMBRAER, participou do programa de modernização da aeronave A-4 (AF-1) Skyhawk. Ao atingir o novo posto, irá atuar à frente da Diretoria Técnica de Enriquecimento de Isotopos Indústrias Nucleares do Brasil (INB), empresa pública ligada ao Ministério de Minas e Energia e que detém o monopólio da produção e comercialização de materiais nucleares no país.
“Encaro com orgulho esse novo desafio e tenho a consciência que, para chegar até aqui, contei com o apoio de outros Oficiais da Marinha que cursaram o ITA antes de mim, como os comandantes Jansen, Bretanha e Kimio, para citar alguns exemplos. Espero que minha conquista sirva de inspiração para mais oficiais da Marinha do Brasil e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica”, concluiu.
OFICIAL-ALUNO
O Oficial-Aluno faz parte de uma modalidade de ingresso na graduação do ITA em que os militares da Força Aérea Brasileira (FAB), Exército Brasileiro (EB) e Marinha do Brasil (MB) são admitidos no ITA, se aprovados em uma avaliação interna que ocorre em paralelo ao Concurso de Admissão para candidatos civis. Nos últimos 10 anos, mais de dez Oficiais da MB se formaram no ITA e atualmente quatro estão no período de formação.
Fonte: ITA
Foto: Arquivo Pessoal
Edição: ITA
Revisão: ACS-DCTA