Novas unidades são projetadas com recursos pensados na sustentabilidade
Publicado em 13/04/2023 – 14h19
A expansão do número de alunos na graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) foi o tema de uma reunião que aconteceu em Brasília na última semana. O encontro foi com a Secretaria de Educação Superior (SESU) e a Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (DIFES). A equipe do ITA apresentou a continuidade das obras de construção dos novos alojamentos estudantis, previstos para serem entregues em até dois anos.
Uma das etapas da obra deve ser finalizada entre maio e junho de 2023, com a conclusão de um novo prédio capaz de alojar 80 alunos da graduação do ITA.
Entre os destaques dos novos blocos de alojamentos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, no Campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), está a preocupação com a sustentabilidade. As novas unidades foram projetadas com um sistema de geração de energia elétrica própria, por meio de painéis fotovoltaicos instalados nos telhados.
As obras são acompanhadas e fiscalizadas pelo Destacamento de Infraestrutura da Aeronáutica de São José dos Campos (DTINFRA-SJ), o que tem garantido qualidade e eficiência na sua execução.
Denise Pires de Carvalho, secretária do SESU, e Tania Mara Francisco, diretora da DIFES, receberam positivamente o progresso do plano de expansão, iniciado em 2016. O planejamento do Instituto prevê que, ao final das obras de construção dos alojamentos, 384 novas vagas sejam acrescidas às 240 já existentes nos dois primeiros blocos construídos na primeira fase da expansão.
O Reitor do Instituto, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, reforçou que a estrutura disponibilizada pelo Instituto é um dos diferenciais na formação dos alunos. “Ao ingressar no ITA, a Força Aérea Brasileira (FAB) disponibiliza aos alunos moradia e alimentação em tempo integral, além de acesso a acompanhamento de saúde. Isso traz a tranquilidade necessária para que os estudantes se dediquem às aulas e aos projetos de pesquisa. O convívio dos alunos do ITA, nos alojamentos do H8, é um ecossistema de troca de conhecimentos e aprendizado não apenas de assuntos tecnológicos, mas também sociais e de cidadania”, apontou.
O Vice-Reitor, Professor Doutor Jesuíno Takachi Tomita, comemorou dizendo que o aumento na quantidade de Engenheiros formados é uma entrega benéfica à sociedade. “A maior parte dos estudantes que concluem os estudos é de civis, considerando que se trata de recursos humanos de alto padrão de qualidade inserida diretamente no mercado de trabalho, para geração de novos negócios, empreendedorismo e inovação, gerando riqueza ao país. Pela nossa experiência, vemos os egressos do ITA na vanguarda da produção de conhecimento, tecnologia e desenvolvimento em diversas áreas da indústria e do mundo de negócios”, afirmou.
Também acompanharam o encontro o Pró-Reitor de Administração do ITA, Coronel George Luiz Guedes de Oliveira, e a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Professora Doutora Emilia Villani.
Fonte: ITA
Foto: ITA
Edição: ITA
Revisão: ACS-DCTA