Parceria entre Brasil e Estados Unidos visa o intercâmbio acadêmico
Publicado em 09/03/2023 – 10h30
Membros da Embaixada dos EUA, sediada em Brasília, e da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês) estiveram nesta terça-feira (28) no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizando visita de acompanhamento das atividades desenvolvidas em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB). O grupo foi recepcionado pelo Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, e o Pró-Reitor de Administração, Coronel Aviador George Luiz Guedes de Oliveira, na Reitoria do ITA, em São José dos Campos (SP).
Durante o encontro, o Tenente-Coronel Trevor R. Weinert, Comandante para as Américas do Programa de Intercâmbio de Pessoal Militar (MPEP, sigla em inglês) e o Coronel Benjamin David Menges, Adido Aeronáutico, receberam atualizações sobre os trabalhos realizados em parceria com o ITA, por meio do MPEP, bem como com outras instituições americanas como a NASA (National Aeronautics and Space Administration) e as Universidades de Utah State, do Alabama e da Central Flórida. Atualmente, um oficial americano da Academia da Força Aérea dos EUA (USAFA, sigla em inglês) desenvolve atividades no Instituto como Instrutor, enquanto um oficial brasileiro passa por especialização no Air Force Institute of Technology (AFIT), em Ohio, nos Estados Unidos. O adjunto da Seção de Cooperação Militar Internacional do Estado-Maior da Aeronáutica, Coronel Sidnei Veloso da Silva Junior, também acompanhou o encontro.
O Reitor do ITA também abordou possibilidades de novas parcerias no futuro envolvendo alunos militares do ITA e da USAFA. “A ideia é que possamos prospectar possibilidades de intercâmbio acadêmico não só de Instrutores, mas também entre alunos militares, e que novos acordos sejam benéficos para todos os envolvidos”, afirmou.
Coronel Menges também celebrou as tratativas e disse que é uma ótima oportunidade para expandir as colaborações. “Desenvolvermos ainda mais as opções que temos agora seria algo espetacular”, apontou. Após a reunião o grupo seguiu para o Centro Espacial ITA (CEI), referência em estudos espaciais e para o Centro de Competência em Manufatura (CCM), que concentram boa parte das parcerias internacionais do Instituto.
Fonte: ITA
Foto: ITA
Edição: ITA
Revisão: ACS-DCTA