Universitários do Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo estão em contagem regressiva para colocar à prova 30 carros off-road. Denominados Baja SAE, os veículos são projetados e construídos dentro das instituições de ensino para a Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sudeste 2015, que será realizada no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos/ SP, dias 17 e 18 de outubro. Trata-se de etapa preparatória para a Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, competição nacional que representa importante palco para novos talentos da engenharia automotiva brasileira.
A Etapa Sudeste inscreveu 30 equipes (o mesmo número de 2014) – sendo 10 de Minas Gerais, 10 de São Paulo, sete do Rio de Janeiro, duas do Espírito Santo e uma do Distrito Federal –, que somam cerca de 500 estudantes. As equipes terão de submeter os carros a provas estáticas e dinâmicas, supervisionadas por juízes, todos engenheiros da indústria da mobilidade.
A competição começará no dia 17 com as avaliações de segurança, conforto e motor, e prova dinâmica que exercita a suspensão e capacidade de tração do veículo, todas ocorrendo simultaneamente à prova de apresentação teórica do projeto. No dia 18, os carros enfrentarão, pela manhã, mais uma prova dinâmica que avalia a capacidade de aceleração e dirigibilidade do veículo. Em seguida ocorrerá o enduro de resistência, com três horas de duração. Essa última é a prova mais esperada da competição, realizada em terreno acidentado e com muitos obstáculos. Toda a programação é aberta ao público.
A equipe Baja UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais, foi a vencedora da competição regional no ano passado.
Competição de alto nível técnico, a Etapa Sudeste é o principal laboratório de testes para a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS. Constitui oportunidade para a troca de conhecimentos entre as equipes e o aperfeiçoamento dos veículos off-road, que irão disputar a competição nacional, realizada anualmente no primeiro semestre, em Piracicaba, interior de São Paulo, com cerca de 70 equipes de todas as regiões do Brasil.
Além da Etapa Sudeste, a SAE BRASIL realiza durante o ano mais duas competições regionais, que são preparatórias para a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS: a Etapa Nordeste, de 6 a 8 de novembro, no Estádio Municipal de Camaçari, na Bahia; e a Etapa Sul, de 20 a 22 de novembro, no Distrito Industrial de Gravataí, no Rio Grande do Sul.
Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90 m de altura e com até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.
“Desenvolver nos futuros engenheiros as principais capacidades requeridas pelo mercado, como liderança, trabalho em equipe e gestão de projetos, é o grande objetivo dos programas estudantis da SAE BRASIL”, ressalta o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.
Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sudeste.
Data: 17 e 18 de outubro de 2015
Dia 17 (sábado), das 8:00 às 18:00 – Avaliações (segurança, conforto e motor), prova dinâmica (suspensão e tração) e apresentação teórica do projeto – Todas as atividades são simultâneas.
Dia 18 (domingo), das 8:00 às 10:00 – Prova dinâmica (aceleração e dirigibilidade), das 11:00 até as 14:00 – Enduro de resistência. Das 14:30 às 15:30 – Premiação.
Local: DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) – Entrada pela portaria principal (Praça Marechal Eduardo Gomes, 50, São José dos Campos / SP) – É necessário apresentar documento oficial com foto.,
Minas Gerais – 10 equipes de 10 instituições
São Paulo – 10 equipes de 10 instituições
Rio de Janeiro – 7 equipes de 7 instituições
Espírito Santo – 2 equipes de 2 instituições
Distrito Federal – 1 equipe de 1 instituição
Fonte: SAE BRASIL