Publicado em 13/06/2022 – 13h24min
ITAndroids conquistou o primeiro lugar na categoria Very Small Size em campeonato que contou com a participação de 8 países
A equipe de robótica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ITAndroids, formada por alunos de graduação de Engenharia do ITA, conquistou o primeiro lugar, na categoria de futebol de robôs, no RSM Challenge, campeonato de robótica realizado em Mogi das Cruzes-SP, durante os dias 21, 22 e 23 de abril. Na competição, equipes de 8 diferentes países participaram de diversas categorias, dentre elas: futebol de robôs, seguidor de linha, sumô e combate.
A ITAndroids concorreu na categoria de futebol de robôs (Very Small Size Soccer 3v3), a qual conta com três robôs em cada time, controlados automaticamente pelo código desenvolvido pela equipe, ou seja, durante o jogo, quem toma as decisões do que fazer são os próprios robôs, não havendo interferência humana ao decorrer da partida. Após excelentes resultados, a equipe do ITA obteve classificação diretamente para a final e conquistou o primeiro lugar, ganhando a decisão por um placar de 11 a 1 contra a equipe Troia, da Universidade Federal de Lavras.
O RSM Challenge marcou o retorno da equipe às competições presenciais, uma vez que, desde 2020, em virtude da pandemia, as atividades e competições de robótica passaram a ser realizadas de forma virtual. Nos últimos eventos ocorridos nesse modelo - Competição Brasileira de Robótica (CBR) e Simpósio Latino Americano de Robótica (LARS) -, realizados simultaneamente em outubro de 2021, a ITAndroids conquistou os seguintes prêmios:
"Fiquei muito feliz com o desempenho do time na primeira competição presencial após a pandemia. Durante esse tempo, conseguimos avançar bastante no software, mas os nossos desenvolvimentos de hardware ficaram um pouco prejudicados. Estamos a todo vapor na equipe para recuperar os robôs físicos e continuar evoluindo os projetos. Já temos várias competições presenciais planejadas em 2022, com destaque para a mundial em julho, na Tailândia, e para a latino-americana em outubro”, explicou o Professor da Divisão de Ciência da Computação (IEC) e Presidente da equipe, Marcos Maximo.
Fonte: ITA
Edição: DCS-ITA
Revisão: ACS-DCTA
Foto: ITA