No último 18 de setembro, as relações entre a SUPAERO e o ITA ganharam nova dimensão com a assinatura de dois acordos de parceria.
O primeiro compreende o acordo de dupla-diplomação entre as duas instituições, representadas por Olivier Lesbre, Diretor-Geral da SUPAERO e Claudio Jorge, Vice-Reitor do ITA. Esse acordo de dupla-diplomação vem coroar vários anos de intercâmbios de graduandos e doutorandos. Para a SUPAERO trata-se do primeiro acordo de dupla-diplomação com um estabelecimento de ensino superior brasileiro e para o ITA, o segundo com uma escola francesa (com a Polytechnique foi firmado em dezembro de 2014).
O segundo acordo de parceria tratou do lançamento, com a duração de 5 anos, de uma cátedra internacional de ensino sobre plataformas de pequenos satélites (Satellite Platform Academic Chair) com o apoio da Thales Alenia Space (TAS), representada por Didier Le Boulc'h, diretor de pesquisa, desenvolvimento e de produtos da TAS, com a participação da Fundação ISAE-SUPAERO.
Essa cátedra se insere nas atividades do Instituto Espacial Thales Alenia Space, que promove uma série de ações convergentes a serem desenvolvidas no Brasil para acompanhar o interesse do governo brasileiro em gerar recursos humanos nacionais no domínio do espaço. Essa cátedra tem a vocação de desenvolver no ITA: cursos, trabalhos práticos e projetos acadêmicos no campo das plataformas de pequenos satélites. Favorecerá igualmente a realização de estágios de estudantes brasileiros na França, seja na TAS ou na SUPAERO, para aprofundar seus conhecimentos nesse campo de estudo. Contribuirá, enfim, na realização de intercâmbios de pesquisadores e estudantes na viabilização de projetos de mútuo interesse.
As assinaturas aconteceram na presença de um convidado de honra, Professor Alain Costes, Consul Honorário do Brasil em Toulouse.