Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA vai contribuir com Política Nacional de Alfabetização

Publicado em 04/12/ 2020 – 11h20min

 

Na última quarta-feira (02), às 17hs, reuniram-se, virtualmente no formato on line, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Secretaria de Alfabetização (SEALF), do Ministério da Educação (MEC), para estabelecimento de proposta e cronograma de trabalho, que serão implementados por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED) entre as duas instituições. A parceria tem como objetivo o desenvolvimento conjunto pelo ITA e pela SEALF de um sistema computadorizado para aferição da fluência em leitura oral, com utilização de inteligência artificial, para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Participaram da reunião, por parte do ITA, o Reitor, Prof. Dr. Anderson Ribeiro Correia, a Pró-Reitora de Pesquisa e Relacionamento Institucional, Prof.ª Dra. Maryangela Geimba de Lima, e o Chefe da Divisão de Ciência da Computação, Prof. Dr. Carlos Henrique Costa Ribeiro; e pela SEALF, o Secretário de Alfabetização, Carlos Francisco de Paula Nadalim, o Diretor de Alfabetização Baseada em Evidências, Wiliam Ferreira da Cunha, e o Coordenador-Geral de Monitoramento e Avaliação de Educacional, Eduardo Federizzi Sallenave.

O projeto a ser desenvolvido em parceria visa desenvolver um sistema de software embarcado para execução em dispositivos computadorizados móveis do tipo Assistente Pessoal Digital (APD), para aferição de fluência em leitura oral com correções baseadas em Inteligência Artificial (IA).

Em resumo, o produto final será um aplicativo, no qual a criança falará e com o auxílio da IA (banco de dados que vai aprendendo a cada uso) será identificado seu nível de fluência na leitura e, por consequência, seu grau de alfabetização.

Segundo o Secretário Carlos Nadalim, "A Secretaria de Alfabetização acredita que tanto as evidências científicas quanto o emprego de tecnologia de ponta podem contribuir para a elaboração e a implementação de políticas públicas sólidas e eficientes na área da educação. Nesse sentido, a parceria entre o MEC e o ITA insere uma das mais renomadas instituições de pesquisa do Brasil nos esforços para o aprimoramento das avaliações de alfabetização em nosso país."

Esta tecnologia visa apoiar o Programa Tempo de Aprender, programa de alfabetização, desenvolvido a partir das diretrizes da Política Nacional de Alfabetização – PNA do MEC, com o propósito de enfrentar as principais causas das deficiências da alfabetização no país, destinado à pré-escola, ao 1º e 2º ano do ensino fundamental das redes públicas estaduais, municipais e distrital.

Segundo o Reitor do ITA, Prof. Anderson Correia, “o desenvolvimento deste projeto em parceria com a SEALF/MEC é de grande interesse para o ITA e, também, uma grande oportunidade de dar mais um retorno à sociedade brasileira colaborando com a formação educacional de nossas crianças. É no período de alfabetização onde podemos fazer uma grande contribuição para o aprendizado, influenciando o futuro das pessoas e de toda nação.”

 

Fonte: ITA

Edição: DCS- ITA

Revisão: ACS-DCTA

Fotos: ITA