A equipe Leviatã, formada por estudantes de graduação e pós-graduação do ITA foi campeã na 21ª Competição SAE Brasil Aerodesign, a qual ocorreu entre os dias 24 a 27 de outubro no campus do DCTA.
A competição tem como objetivo difundir conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes por meio do projeto, construção e operação de aeronaves rádio controladas, buscando premiar projetos de excelência. Ela reuniu mais de 1300 estudantes de 95 equipes representando 79 instituições de ensino superior do Brasil, Venezuela e México.
A equipe de estudantes do ITA obteve o título de campeão na Classe Avançada e também a menção honrosa de melhor apresentação oral. Em tal categoria, além do projeto aeronáutico e mecânico, é necessário incluir um sistema eletrônico de instrumentação da aeronave com uma estação em solo para receber dados de telemetria em tempo real, tais como coordenadas do GPS, velocidade, acelerações e atitude da aeronave. É preciso também realizar uma missão de reconhecimento de um alvo terrestre com uma câmera instalada no avião.
Foi premiada na Classe Regular a equipe F-Carranca, da Universidade Federal do Vale do São Francisco, e na Classe Micro a equipe Trem Ki Voa, da Universidade Federal de São João Del Rei.
Com o título, a equipe do ITA foi classificada para representar o Brasil na competição SAE Aerodesign East que acontecerá em março de 2020 nos Estados Unidos.
Redes sociais:
Instagram: @ita_aerodesign https://www.instagram.com/ita_aerodesign/?hl=en
Facebook: AeroDesignITA https://www.facebook.com/AeroDesignITA/
Fonte: Capitão Engenheiro Ney Rafael Secco
Edição Divisão de Comunicação Social