A FAPESP, através do programa Centros de Pesquisa em Engenharia (CPE), busca estabelecer no Brasil centros de pesquisa de classe mundial em áreas da Engenharia com alto potencial de inovação, e também estabelecer meios efetivos de transferência de tecnologia, educação e disseminação do conhecimento.
Pela primeira vez, a FAPESP apoiará a criação de um CPE em Inteligência Artificial, em financiamento conjunto com a IBM e investimento de até 10 milhões de dólares em 10 anos.
O Centro será sediado na cidade universitária da USP (instituição líder do projeto), e contará com a colaboração de pesquisadores do estado de São Paulo. O ITA foi convidado a participar como instituição associada ao centro. Os professores Ana Carolina Lorena, Carlos Henrique C. Ribeiro e Paulo André L. De Castro, da Divisão de Ciência da Computação do ITA, atuarão como pesquisadores no Centro.
Além de apoiar pesquisa básica de novos algoritmos e técnicas de Aprendizado de Máquina, Tomada de Decisão, Representação do Conhecimento e Raciocínio e Processamento de Linguagem Natural em Português, o Centro também irá apoiar pesquisas de IA aplicadas às indústrias de óleo e gás, agronegócio e saúde. Outro eixo de pesquisa transversal do Centro será Inteligência Artificial e Sociedade. Para cobrir esse tema, o CPE terá também a participação de pesquisadores das Ciências Políticas, Direito e Economia.
O coordenador do CPE, Prof. Fabio Cozman da USP, afirma que o grande objetivo é levar a pesquisa em Inteligência Artificial no país a um novo patamar, com o intuito de beneficiar a sociedade.
Fonte: Divisão de Informação e Documentação
Edição:Divisão de Comunicação Social