A aluna de mestrado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) Ana Carolina Di Iorio Jeronymo teve seu trabalho aceito no NASA Cost and Schedule Symposium, que ocorreu em Houston (Texas – EUA), de 13 a 15 de agosto de 2019.
O trabalho intitulado - “A value identification approach applied for the cost analysis of a 6U cubesat” - foi desenvolvido pela mestranda, pelo Professor Doutor Luís Eduardo Loures da Costa, responsável pelo Laboratório Centro Espacial ITA, e o pelo Professor Colaborador Doutor Jonas Bianchini Fulindi.
Todos os anos a NASA Headquarters OCFO (Divisão de Investimentos Estratégicos) patrocina o simpósio, reunindo toda a comunidade de estimativas e análises da NASA. Nesse evento, os palestrantes têm a oportunidade de demonstrar e compartilhar seus trabalhos com os profissionais da NASA, empresas contratantes, agências governamentais dos Estados Unidos e muitos outros parceiros, como universidades ou laboratórios norte-americanos. Esse ano, a Agência quebrou o protocolo e aceitou o trabalho de uma Instituição de Ensino Superior brasileira, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica.
O ITA, por meio do Laboratório Centro Espacial ITA, possui uma parceria com a NASA no projeto do satélite SPORT, no qual participa como desenvolvedor do Módulo de Serviço (plataforma).
A NASA realiza esse congresso com a expectativa de melhorar a qualidade geral das análises da Agência.
Segundo a mestranda, “é importante a presença do ITA como um destaque no segmento espacial. Ali foram abordadas missões espaciais de todos os tamanhos, mas nesse ano o segmento de Cubesats teve um destaque especial. As apresentações mais esperadas nesse novo segmento foram as do ITA e a da NASA JPL”.
Fonte: Divisão de Comunicação Social