Equipe ITA Rocket Design esteve na cidade de Truth or Consequence, nos Estados Unidos para participar da Spaceport America Cup 2019.
A competição contava com 122 equipes de quase 29 países diferentes. O desafio para os universitários era lançar foguetes sólidos, líquidos e híbridos para atingir altitudes de 10.000 e 30.000 pés.
A equipe do ITA conquistou 5 condecorações na competição, só não foi melhor, pois o voo previsto para a manhã foi alterado para a tarde, o que interferiu nas condições previstas, afetando o desempenho do foguete. Os prêmios Spot Awards foram: 2 para a segurança, 2 para procedimentos de engenharia e uma distinção para solução de engenharia. "Propusemos um teste para o foguete que a própria equipe técnica ficou surpresa e disse que pretendia adotar para avalias os foguetes nas próximas competições”, conta satisfeito o aluno do 5º ano de engenharia aeroespacial Arthur Durigan Bahdur, líder da equipe.
O foguete teve grandes avanços técnicos, devido ao apoio do IAE no projeto do motor. “Os pesquisadores Wilson Shimote e José plínio Passos nos apoiaram muito e esse conhecimento foi essencial para o crescimento técnico da equipe”, explica Bahdur.
Neste ano, a equipe era formada por 25 alunos de graduação do ITA, sendo que 9 foram para os Estados Unidos e teve o professor Airton Nabarrete como coordenador. Contou o apoio da CENIC, da Titânio Usinagem, da SIATT, da FIESP, além do IAE, IAEv e ITAEx.
“A experiência é única e muito enriquecedora, porque conhecemos diferentes projetos de diversas universidades e países. Você tem a oportunidade de estar entre os profissionais do futuro da engenharia aeroespacial”, completa Bahdur.
Fonte: Divisão de Comunicação Social do ITA.