O mês de novembro de 2018 tornou-se um marco para a parceria de sucesso entre ISAE-SUPAERO e ITA, com a solenidade de formatura dos primeiros alunos do ITA a serem diplomados no instituto.
Participaram da Solenidade o astronauta francês, Thomaz Pesquet, também engenheiro SUPAÉRO e o Prof Pierre De Saqui-Sannes, principal elo francês dessa parceria. Gabriel Max de Mendonça Abrantes, aluno do curso de Engenharia Aeronáutica, recebeu seu diploma das mãos do Directer Général Olivier Lesbre.
A parceria entre a SUPAÉRO e o ITA nasceu em 2008 quando foi assinado um Acordo de Cooperação financiado pelo programa CAPES-BRAFITEC. Foi em 2015 a ISAE-SUPAERO e o ITA firmaram um Acordo de Dupla-Diplomação.
Foi no âmbito deste acordo que, em julho de 2016, seguiram para a SUPAÉRO Matheus Coelho Ferraz, aluno do curso de Engenharia Aeroespacial, e Gabriel Max de Mendonça Abrantes, aluno do curso de Engenharia Aeronáutica. Também o ITA recebeu alunos SUPAÉRO, entre estes Tatiana Duigou, premiada durante a Solenidade.
A professora Cristiane Aparecida Martins, coordenadora do Curso de Engenharia Aeroespacial, o benefício do intercâmbio é imediato, pois se desenvolvem diferentes habilidades, técnicas e socioculturais. “A médio e longo prazo gosto de acreditar que trarão benefícios mais abrangentes, incluindo, por exemplo, inserção de novas tecnologias no setor aeroespacial”, acrescenta. Para a Instituição, a parceria com universidades de alto nível associa vários aspectos, “além do ensino, colabora em pesquisa e traz parceiros que dificilmente conseguiríamos no Brasil”, completa Cristiane.
Atualmente, encontram-se na SUPAÉRO nove alunos em processo de dupla-diplomação. A previsão é que quatro finalizem em dezembro de 2019 e cinco em dezembro de 2020. Destes 6 alunos com suporte da CAPES-BRAFITEC.
Fonte: Divisão de Engenharia Aeronáutica
Edição: Divisão de Comunicação Social