A equipe Urubus, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sagrou-se campeã na Classe Regular da 16ª edição do AeroDesign, concluída no último domingo, 2 de novembro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).
Na Classe Advanced, a vencedora foi a equipe Car-Kará, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; já na Classe Micro, a vencedora foi a equipe Trem Ki Voa, da Universidade Federal de São João del-Rei.
A equipe Leviatã, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), representante da Força Aérea Brasileira na competição, foi escolhida como melhor projeto e melhor apresentação oral na categoria em que concorreu, a Advanced.
Com o resultado, as equipes classificadas em primeiro e segundo lugares da Classe Regular – Urubus e Uirá (da Universidade Federal de Itajubá)– e as equipes classificadas em primeiro lugar nas Classes Micro e Advanced – Trem Ki Voa e Car-Kará– ganharam o direito de representar o Brasil na SAE Aero Design East. A competição internacional, que reúne equipes da América do Norte e Europa, será realizada de 13 a 15 de março de 2015, em Lakeland, Flórida, EUA, onde as equipes brasileiras fazem história: sete primeiros lugares na Classe Regular, quatro primeiros lugares na Classe Advanced e um primeiro lugar na Classe Micro.
O Aerodesign, promovido pela SAE Brasil, é um evento anual entre instituições de ensino superior de engenharia, em que as equipes são desafiadas a criarem e executarem projetos de aeromodelos em três categorias: regular, advanced e micro. Além da concepção teórica, que também é avaliada, os estudantes precisam fazer os protótipos alçarem voo e cumprirem determinadas tarefas. Neste ano, o evento reuniu 85 equipes do Brasil, Polônia, Venezuela e Peru.
Fonte: ACS/DCTA Foto: Ten Gabrielli