No dia 8 de fevereiro, no Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal, aconteceu o I Seminário em Tecnologia e Gestão da Aviação. O evento, que é uma inciativa conjunta daquele Instituto Politécnico e do ITA, visa a ser um fórum de discussão e apresentação dos temas mais relevantes para a atualidade do setor aeronáutico, contanto com a participação de oradores da academia e do mundo empresarial.
Entre as palestras, encontraram-se: “Reflexões Históricas e Contemporâneas sobre a Engenharia, a Aviação e a Engenharia Aeronáutica”, ministrada pelo professor Donizeti de Andrade (ITA, Brasil) e “Design for Automation para o Setor Aeronáutico”, pelo professor Luís Gonzaga Trabasso (ITA, Brasil).
Representantes do setor produtivo abordaram temas como a questão do conhecimento, desenvolvimento e inovação relacionados ao cluster aeroespacial português entre outros temas. O evento terminou com uma mesa-redonda que contou com a Engenheira Marta Sofia de Sá Quintiães (Embraer Portugal), Engenheiro Marco Tulio Pellegrini (OGMA) e o Major General Rui Moura (Tekever). A moderação ficou com o professor Donizeti de Andrade, que também foi o Coordenador Técnico do evento. Para ele, “o seminário foi de suma importância no estreitamento das relações Brasil-Portugal e por permitir que os principais protagonistas do setor acadêmico e industrial, ligados à Aviação e à Engenharia Aeronáutica de Portugal, pudessem compartilhar com a comunidade presente o status do setor em termos dos dois países e internacionais, os projetos das instituições de ensino e das empresas presentes, investimentos atuais e esperados das empresa do setor em Portugal, além de compartilharem sua visão presente e de futuro.”