No último dia 14 de novembro, a Pró-reitoria de Graduação do ITA promoveu a oficina docente sobre integração entre teoria e prática, com a moderação dos professores Messias Borges Silva (USP/UNESP) e Marco Antonio Carvalho Pereira (USP).
Com a presença majoritária de docentes, pesquisadores e funcionários técnico-administrativos do ITA e de outros institutos do DCTA, os professores Messias e Marco Antonio traçaram um histórico das iniciativas na USP (campus Lorena) na direção de uma reforma curricular e pedagógica ampla de modernização do Ensino de Engenharia. Tais ações são particularmente relevantes por terem se efetivado em instituições públicas de Engenharia, com características similares as do ITA. Por relatar e discutir um processo com grande maturidade institucional, esta atividade concluiu da melhor forma possível o ciclo de oficinas docentes de 2017.
Para 2018, as atividades de formação docente serão expandidas. O foco passará da informação para a execução, com consideração do contexto do ITA, de seu modelo educacional e das necessidades de formação específica dos cursos.
As oficinas contaram com apoio do FINEP/MCTI.