Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA recebe presidente da École Polytechnique para aula magna

Nesta última segunda-feira (6), deu-se início oficial ao ano letivo do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) com a aula magna ministrada pelo professor Jacques Nicolas Biot, presidente da École Polytechnique, na França.

Durante sua apresentação, Biot abordou a formação de universidades em um mundo desafiador, destacando os impactos da revolução digital. O palestrante citou ainda sobre economia, doenças, segurança e o clima, tidos como os quatro desafios “sem precedentes” do mundo atual. Como enfrentá-los? Investindo em inovação na forma de ensinar e no conhecimento transmitido pelas universidades.

Para Biot, “o evento proporcionou a oportunidade de reforçar a colaboração entre a ITA e a École Polytechnique, que partilham valores comuns de excelência e estão bem orientadas, contando com o apoio de seus ex-alunos e da indústria para fornecer a seus seletos alunos conhecimentos adequados e habilidades para mudar o mundo para melhor”. E completa, “fiquei muito honrado em proferir esta aula”.

"É uma satisfação para o ITA ser um parceiro estratégico da École Polytechnique, uma das melhores escolas de engenharia do mundo. Existe muita semelhança entre o ITA e a escola, como o modelo acadêmico firmado em sólidas bases de matemática e física, espírito de turma, vinculação ao Ministério da Defesa e forte conexão com a indústria amparada pelos ex-alunos", conta o professor reitor do ITA, Anderson Ribeiro Correia.

Além do ITA, Biot ainda visitou a Embraer, o INPE e o Parque Tecnológico São José dos Campos.

Premiações
Momentos antes da aula magna, foram entregues os tradicionais prêmios aos professores e engenheiros que mais se destacaram em suas atividades no ano de 2016.

Láurea Casimiro Montenegro Filho – concedida pela Fundação Casimiro Montenegro Filho aos docentes do ITA que desenvolvem e utilizam práticas e abordagens pedagógicas com o objetivo de melhorar o processo de ensino e aprendizagem. O premiado foi Prof. Dr. Alberto Adade Filho.

Láurea Lacaz Netto – concedida pela empresa Litoral Engenharia de Desenvolvimento ao formando que realizou o melhor trabalho de graduação. Os premiados foram Glauber de Lima Guarinello e Prof. Dr. Nei Yoshihiro Soma.

Prêmio Octávio Barbosa da Silva – concedido pela empresa Litoral Engenharia de Desenvolvimento ao melhor aluno do curso de Engenharia Civil-Aeronáutica. A premiada foi Jéssica Gomes de Souza Alcântara Meireles.

Prêmio Professor René Marie Vandaele, Richard Robert Wallauschek e Fernando Pessoa Rebello – concedidos pela Embraer ao melhor aluno dos cursos de Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica e Engenharia Mecânica-Aeronáutica. Os premiados foram Diego Serra Azul Albuquerque, Pedri Yuri Arbs Paiva e Erick Antônio Silva.

Prêmio Professor Celso de Renna e Souza – concedido pela empresa Adhara Defesa e Segurança ao melhor aluno do curso de Engenharia de Computação. O premiado foi Glauber de Lima Guarinello.

Prêmio Instituto de Engenharia – concedido ao aluno de melhor desempenho geral. O premiado foi Glauber de Lima Guarinello.

Prêmio Engenharia Aeroespacial – concedido pela Airbus Defense and Space ao melhor aluno do curso de Engenharia Aeroespacial. O premiado foi Lucas Galembeck.

Prêmio Força Aérea Brasileira e Prêmio de Honra ao Mérito do Ministério da Defesa – concedidos ao melhor aluno militar do ITA. O premiado foi Lucas Galembeck.

Sobre a École Polytechnique
A École Polytechnique é uma das mais antigas, célebres e prestigiosas escolas de engenharia francesa. É conhecida como "l'X" (lê-se lix), para o que há duas explicações diferentes e comumente aceitas. A primeira vem de seu símbolo de armas, onde podem ser vistos dois canhões cruzados que tomam a forma de um X. A segunda vem do reconhecimento da proeminência da matemática na formação de seus alunos, x sendo tradicionalmente o símbolo mais usado como variável matemática.

Fundada em 1794, durante a Revolução Francesa, a escola que recebeu a princípio o nome l'École centrale des travaux publics, é um estabelecimento público de ensino e pesquisa que se encontra sob a tutela do Ministério de Defesa da França. Seu lema "Pour la Patrie, les Sciences et la Gloire", enunciado por Napoleão Bonaparte, indica a relação estreita entre a École Polytechnique, o serviço da pátria e a excelência científica.

 

Download da apresentação

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - ITA