A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) realiza, de 20 a 24 de outubro, em Recife, PE, a sua 1ª Exposição dos Projetos de P&D+I. O objetivo é apresentar aos empregados e parceiros (instituições de ensino e pesquisa e Aneel) os resultados positivos que pesquisa, desenvolvimento e inovação vêm trazendo para a companhia. Na oportunidade, será apresentado o projeto do Vant ITA-Chesf, atualmente em processo de certificação do sistema para voo experimental, através da colaboração do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI). A ideia da exposição é estimular o espírito de inovação e promover o interesse por pesquisa e desenvolvimento.
O projeto
O sistema proposto pelo ITA prevê um sistema de aeronaves não tripuladas para inspeção de linhas de transmissão. Para isso, foram desenvolvidos dois tipos de Vants com asa fixa (avião), de 25 kg (Delta 5) e 50 kg (Beta). As aeronaves possuem elevada autonomia para realizar inspeções em longos trechos de linha de transmissão. Além destas, o sistema possui aeronaves de asa rotativa de pequeno porte (multi-rotores) com o propósito de obter detalhes dos elementos das linhas, pois realiza manobras em baixa velocidade e próximas a elas. As aeronaves utilizadas possuem características complementares, tornando o sistema capaz de fazer a inspeção completa.
A segunda fase do projeto vai permitir que se identifiquem os aspectos que requerem melhorias e também a melhor adequação de cada plataforma aérea (airframe). Essa fase, denominada "Cabeça de Série", inclui a busca de parceiros industriais junto a empresas do setor aeronáutico, para viabilizar a inserção do sistema no mercado.