Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Sala de Aula invertida motiva alunos nas aulas de Matemática

A metodologia da “sala de aula invertida” preconiza uma completa inversão do modelo tradicional de ensino. O intuito é dispor de aulas menos expositivas, contudo mais produtivas e participativas. O objetivo final é engajar os alunos no processo de aprendizagem, de modo que eles conheçam o conteúdo antes da aula, utilizando melhor o tempo e conhecimento do professor em sala de aula.

O professor Renan Edgard Brito de Lima começou a utilizar este método em março de 2015 e, com o tempo, percebeu a necessidade de gravação de vídeo-aulas para dar o devido suporte aos alunos e poder implementar o método com sucesso.  Para isso, ele criou um canal em uma plataforma da internet, o Youtube, onde apresenta aulas de Álgebra Linear e de Cálculo, com aproximadamente 500 vídeos, até o momento.

Em casa, os alunos contam com os vídeos para assistir à explicação e, em aula, resolvem os exercícios em grupos de 4 alunos, tornando a aula presencial mais ativa, já que além de solucionar os problemas, um estudante pode explicar para o outro o conteúdo.

Para Luiz Guilherme Borges, aluno do 1º ano, a metodologia de aula invertida adotada pelo professor Renan é muito interessante e traz benefícios aos alunos. Ela permite que o conhecimento de matemática seja conhecido de forma mais prática pelos alunos, visto que as demonstrações são feitas de maneira mais simples nas vídeo-aulas, reduzindo o rigor formal. Assim, o professor foca em ensinar em sala ao aluno o conceito da matéria e como aplicá-lo em exercícios, o que está mais relacionado à engenharia. “Isso, pessoalmente, trouxe mais rendimento a minha rotina de estudos, pois a aula tornou-se mais dinâmica, me trazendo mais vontade de trabalhar e aprender”, completa.

Outro benefício é que o professor pode investir mais tempo desempenhando atividades de interação com os alunos, tais como a solução de problemas, debates e discussões ao invés de ministrar aulas expositivas. “A metodologia favorece que os estudantes façam mais perguntas e obtenham respostas imediatas”, explica o professor.

Estudos de Educação apontam que as metodologias ativas são mais eficientes para retenção de assuntos que às passivas. Renan afirma que percebe aumento significativo da motivação dos alunos, bem como da nota média da turma, quando utiliza o método. “Ademais, são práticas que fazem parte da modernização do ensino”, completa.

Esta metodologia de ensino ajuda os alunos a se organizar melhor nos estudos e ficar em dia com a matéria. Além disso, na sala de aula, os alunos são estimulados a discutir matemática entre eles mesmos, tornado o aprendizado mais rico e o momento em sala mais proveitoso. “É muito raro um aluno dormir na sala de aula, enquanto faz exercícios”, completa o professor.

 

O canal pode ser acessado em:  www.youtube.com/c/MatematicaUniversitariaProfRenan

 

Fonte: Divisão de Comunicação Social