Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Reitor do ITA integra comissão multiministerial do MEC e do MD

Grupo realiza estudos preliminares relacionados à presença do ITA no Estado do Ceará

 

Publicado em 28/08/2023 – 09h40

 

O Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, foi nomeado para integrar o Grupo de Gerenciamento e Coordenação do Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Defesa (MD) e o Ministério da Educação (MEC). Comissão realizará estudos preliminares para a criação de um campus avançado do ITA ou de uma faculdade de engenharia vinculada ao Instituto na Base Aérea de Fortaleza, no Ceará.

No total, onze pessoas compõem o grupo responsável por produzir a avaliação inicial, sendo seis representantes do MD e cinco do MEC. As atividades serão desenvolvidas obedecendo ao Plano de Trabalho relativo aos objetivos do acordo. Ao final, um relatório abordará o planejamento das ações necessárias para alcançar os objetivos traçados no Acordo de Cooperação.

Para embasar o estudo, o documento aponta que o “Instituto Tecnológico de Aeronáutica [...] é um centro de excelência, com cursos de graduação e pós-graduação em áreas afins da engenharia, sendo o setor aeroespacial o de maior destaque, oferecendo alimentação gratuita e moradia de baixo custo aos seus alunos”. O texto continua afirmando que “uma de suas grandes características é o percentual de aprovações por estudantes de escolas cearenses, representando uma média de 40%".

Por fim, o mesmo Plano de Trabalho destaca que “considerando o alto índice de aprovação no ITA por alunos oriundos de escolas cearenses, somada à infraestrutura já existente e relevante da Força Aérea Brasileira, vislumbrou-se a possibilidade de cooperação entre o Ministério da Defesa e o Ministério da Educação com vistas a ampliar a capacidade de desenvolvimento tecnológico e de educação de alto nível na região, adotando o ITA como referência”.

O prazo para conclusão das atividades é de 60 dias, podendo ser prorrogado mediante celebração de termo aditivo. A portaria de nomeação está disponível em publicação no Diário Oficial da União.

 

Fonte: ITA

Foto: ITA