A sigla STEM, que significa Ciência, Tecnologia Engenharia e Matemática (em inglês: Science, Technology, Engineering e Mathmatics), foi criada para abordar a escassez atual e futura de trabalhadores qualificados em campos de ciências exatas e o ensino nessas áreas.
Acredita-se que, ao ensinar esses assuntos com uma abordagem interdisciplinar, a educação STEM será mais relevante e divertida (e assim atrair mais alunos), desenvolvendo habilidades de pensamento crítico necessárias na força de trabalho de alta tecnologia, atual e futura.
Para reverter esse quadro, organizações em todo o mundo estão desenvolvendo ações e projetos com intuito de despertar o interesse pelo STEM, sobretudo para as meninas.
O ITA, com o apoio da Johnson& Johnson, iniciou o projeto: Mulheres em STEM²D, no ano de 2016, que visa despertar o interesse de jovens meninas pelas exatas e também fomentar que as alunas de graduação busquem desenvolver suas carreiras nesse segmento.
Durante os 3 primeiros anos, o projeto atingiu um grande número de estudantes com ações importantes para fomentar o interesse entre os 11 e 17 anos. No Ensino Fundamental II e Médio foram:
Entre alunas de graduação e pós-graduação, 615 participaram de eventos e workshops relativos à carreira.
Neste ano, o projeto inicia seu quarto ciclo de desenvolvimento, com a participação de 25 alunas de graduação, 5 professoras, 1 pesquisadora e a relações públicas da instituição e pretende ampliar a abrangência de jovens envolvidas.
Fonte:Divisão de Comunicação Social.