Novo Bloco do H-8 tem capacidade para receber mais 80 alunos
Publicado em 30/04/2024 - 09h10
No dia 26 de abril de 2024, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, visitou o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), e esteve no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) para inaugurar um novo bloco do alojamento estudantil H-8. O novo prédio, pronto para ser ocupado, tem capacidade para 80 novos estudantes.
Também estiveram presentes na cerimônia o Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, o Ministro da Educação, Camilo Santana, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, acompanhado do Alto Comando da FAB, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, o Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, a Vice-Reitora, Professora Doutora Emilia Villani, entre outras autoridades civis e militares.
A inauguração do Bloco I do alojamento estudantil H-8 faz parte do processo de ampliação do ITA. Em janeiro, o Governo Federal e o Ministério da Defesa (MD) anunciaram a criação de um novo campus do Instituto em Fortaleza (CE), onde serão oferecidos os cursos de Engenharia de Energia, Engenharia de Sistemas e Bioengenharia. A primeira turma da nova unidade deve ser selecionada em um vestibular realizado ainda neste ano.
O Reitor do ITA, Professor Guilherme Lorenzi, destacou a relevância de receber o alto escalão do Governo Federal para a inauguração. “O H-8 faz parte da essência do ITA e existe desde a concepção do Instituto, que hoje é referência na formação de Engenheiros no Brasil. Ao ver tantas autoridades reunidas para esse momento de profunda alegria, evidenciamos a importância do Instituto e da manutenção de sua qualidade para o desenvolvimento nacional”, disse.
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno, ressaltou os investimentos do governo na indústria aeronáutica e ressaltou os projetos da Força Aérea Brasileira (FAB) em desenvolvimento. “O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial e seus laboriosos institutos constituem um grande complexo dedicado à pesquisa e desenvolvimento do poder aeroespacial brasileiro, ao liderar as atividades ligadas à inovação em nossa Força Aérea, evidenciando ao mundo, assim, o valoroso DNA do povo brasileiro. Ratificando o seu compromisso com o progresso do país, a FAB continua a exercer um papel fundamental no desenvolvimento de soluções inteligentes, sempre voltadas à sinergia entre o emprego operacional e o bem comum”, afirmou.
Em seu discurso, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, destacou as consequências positivas dos investimentos realizados na Indústria de Defesa. “Nós precisamos acreditar que o Brasil não tem limite. Além de proteger o povo, além de proteger a fronteira aérea e marítima, além de proteger nosso espaço aéreo, nós temos que conquistar espaço no mundo da indústria da defesa. E esse é o papel de um país que tem o ITA. Esse é o papel de um país que foi capaz de criar uma Embraer. Esse é o papel do país capaz de ser o terceiro maior produtor de aviões do mundo. Nós precisamos ter uma indústria de defesa muito forte para que a gente não fique dependendo de ninguém. Nós temos condições de ser uma grande nação na área da defesa para construir a paz”, concluiu.
A agenda no DCTA contou também com uma visita ao Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), onde houve a apresentação da turbina a jato 100% nacional TR-5000. A expectativa é que, em breve, esta seja uma alternativa comercialmente viável no setor de geração de energia utilizando multicombustíveis.
Fonte: ITA
Foto: ITA