Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Novos Oficiais-Alunos do PPGAO se apresentam no ITA

Publicado em 03/02/2022 – 12h31min

 

Em 2022, 21 Oficiais iniciarão cursos de mestrado e doutorado na Pós-Graduação do ITA

 

No dia 31 de janeiro, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) recebeu 21 Oficiais das Forças Armadas aprovados no processo de seleção do Programa de Pós-Graduação em Análise Operacional (PPGAO), sendo 11 da Força Aérea Brasileira (FAB), 8 do Exército Brasileiro (EB) e 2 da Marinha do Brasil (MB).

O PPGAO é uma iniciativa inovadora do Comando da Aeronáutica (COMAER), na área de ensino de Pós-Graduação Stricto Sensu com foco em Defesa, concebido pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), para acontecer de forma transversal na já consagrada Pós-Graduação do ITA.

Por meio dos seis Programas Acadêmicos disponíveis, o PPGAO viabiliza a formação sistemática de oficiais nos níveis de mestrado e de doutorado nas áreas de Análise Operacional e Engenharia Logística (AO-EL), Comando e Controle e Defesa Cibernética (C2-DC), Sistemas de Armas e Aplicações Espaciais (SA-AE), Guerra Eletrônica e Sensoriamento Remoto (GE-SR) e Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN). No total, o Programa contabiliza, atualmente, 52 oficiais nas diversas áreas oferecidas, já somados os novos alunos.

A apresentação formal dos alunos foi realizada no auditório Weis, na Divisão de Ciências Fundamentais (IEF), com a presença do Vice-Reitor do ITA, Professor Doutor Jesuíno Takachi Tomita, e do Pró-Reitor de Administração (IA), Coronel Aviador George Luiz Guedes de Oliveira. A agenda de recepção dos alunos também contemplou um ciclo de palestras informativas sobre a rotina acadêmica do Instituto, com a participação da biblioteca do ITA, da Pró-Reitora de Pós-Graduação (IP), da Divisão de Recursos Humanos e da Comissão de Coordenação do PPGAO.

Em 2022, o PPGAO completa 21 anos de atividades no ITA, com cerca de 150 mestres e doutores formados em temas de interesse do Setor Operacional das Forças Armadas. Os alunos do Programa são matriculados na Pós-Graduação do Instituto, em regime de dedicação acadêmica integral por 2 anos para mestrado e 4 anos para doutorado.

 

Fonte: ITA

Edição: DCS-ITA

Revisão: ACS-DCTA

Fotos: ITA