É com pesar que anunciamos a morte de Jayme Boscov no dia de hoje, 03 de julho de 2020. Nascido em 09 de agosto de 1932, Engenheiro Aeronáutico formado no Instituto Tecnológico da Aeronáutica em 1959 (T59), notabilizou-se por sua participação no desenvolvimento dos foguetes realizado nas organizações do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).
Trabalhou na França nos seus primeiros dez anos de profissão, onde atuou em projetos de mísseis. Após esta década de enriquecimento de conhecimento e experiência, em 1969, retornou ao Brasil com grande bagagem e se integrou ao efetivo do IPD, Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento, do Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), participando do desenvolvimento do foguete SONDA III e dos subsequentes foguetes componentes da família SONDA.
O SONDA III, além de avanços tecnológicos, foi um projeto que trouxe grande avanço na área gerencial, atividade encabeçada por Boscov, com grande preocupação com a documentação, de forma a proporcionar a rastreabilidade e a repetibilidade das atividades.
Durante o período de 1980 a 1992 foi gerente do programa do VLS – Veículo Lançador de Satélites, ficando conhecido como “O pai do Programa VLS”.
Em novembro de 1996 foi agraciado com a “Ordem Nacional do Mérito Científico”, pelo presidente da república, Fernando Henrique Cardoso.
Pioneiro do Programa Espacial Brasileiro, Jayme Boscov deixa um rico legado na área de atividade aeroespacial e, também, saudades naqueles que tiveram a honra e a satisfação de conviver com o grande engenheiro e querido amigo.
Foto: Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA)
Texto: Cap Esp Aer Fábio Cox