A 16ª edição do Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa começou nesta terça-feira (23/9), no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com aproximadamente 450 inscritos - número recorde em comparação aos eventos anteriores. A palestra de abertura foi ministrada pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Machado Vieira.
Em sua fala, o Tenente-Brigadeiro Machado fez uma retomada histórica da evolução da Força Aérea Brasileira, e relacionou os principais projetos em curso com a missão final da instituição: garantir a soberania do espaço áereo do país e fomentar o desenvolvimento tecnológico. Por se tratar de um evento que reúne militares das três forças, além de representantes da indústria, institutos de pesquisa e setor acadêmico, o palestrante destacou a necessidade de trabalho conjunto: “não existe solução para uma única força armada. Nossas fraquezas individuais podem ser compensadas pelas nossas potencialidades coletivas”, analisa o Chefe do EMAER.
O 16º SIGE segue até quinta, 25, com uma programação intensa de mini-cursos, apresentações orais e pôsteres. Neste ano, foram submetidos 74 trabalhos científicos e os participantes são provenientes de 10 países. “Cada vez mais patrocinadores e expositores do mundo todo têm nos procurado para participarem do evento, pois nele reunimos setores militar, acadêmico, de pesquisa e industrial, criando um cenário muito favorável à retroalimentação de ideias”, afirma o Tenente-Coronel Lester de Abreu Faria, um dos organizadores do evento.
Fonte: Texto: Tenente Gabrielli Foto: 1º Sargento Felix