Nesta última segunda-feira (15), o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, visitou o Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Durante sua passagem no Instituto, o reitor apresentou o instituto e os projetos no setor energético e pôde conhecer o Centro de Competência e Manufatura do ITA (CCM) e Laboratório de Biocombustível.
“Faço questão de vir aqui e conhecer de perto o ótimo trabalho realizado pelo ITA. Pessoas que trabalham para destacar nosso país em tecnologia e eu estou me esforçando para dar uma pequena contribuição”, afirmou o ministro durante a apresentação de alguns projetos do setor desenvolvidos no ITA.
Dentre tantos, destacam-se os projetos VANT com a CHESF (Companhia Hidrelétrica do São Francisco); Plataforma de Cenários Energéticos; pesquisas energéticas que fazem parte do Grupo de Trabalho (GT) Infraestrutura; pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Combustão, Propulsão e Energia; e o Departamento de Turbomáquinas; entre outros.
VANT com a CHESF
Em conjunto com a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF), subsidiária da Eletrobrás, o ITA está desenvolvendo um sistema de veículo não tripulado (VANT) com autonomia de três horas de voo para inspecionar 20 mil quilômetros de linhas de transmissão de energia elétrica, além de torres, isoladores e outros componentes.
Esse monitoramento era realizado pela CHESF com o auxílio de helicópteros tripulados, gerando alto custo e risco. Os VANTs desenvolvidos para inspecionar as linhas de transmissão de alta e ultra alta tensão (entre 500 kV e 750 kV) poderão beneficiar empresas responsáveis pela distribuição de energia elétrica por meio de mais de 95 mil quilômetros de linhas de transmissão com tensão maior ou igual a 230kV, nas quais se registram perdas técnicas de cerca de 8%, segundo balanço da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) em 2012.
Plataforma de Cenários Energéticos (PCE)
A PCE utiliza uma metodologia de construção de planos de longo prazo, aplicada com sucesso no Chile e na Argentina. No Brasil, participaram do empreendimento quatro equipes de cenaristas, responsáveis pela elaboração de diferentes propostas de matriz energética: o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), Greenpeace, Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina com apoio da Associação Brasileira do Carvão Mineral (SATC), e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
“Mais do que subsidiar a PNE, o nosso objetivo é ampliar a discussão sobre geração e consumo de energia no país, de forma a romper paradigmas para o planejamento do setor elétrico, inserindo perspectivas de sustentabilidade”, diz Wilson Cabral de Sousa Júnior, do Departamento de Recursos Hídricos da Divisão de Engenharia Civil do ITA, um dos cenaristas da PCE.
Grupo de Trabalho (GT) Infraestrutura
O GT Infraestrutura é um coletivo do terceiro setor e acadêmicos que discute questões associadas aos impactos socioambientais de grandes obras de infraestrutura no Brasil. São mais de 30 organizações que priorizam fontes de matriz limpa em relação, principalmente, a hidrelétricas na região amazônica, que tem provocado fortes impactos socioambientais na região, a exemplo de Belo Monte e das usinas do Rio Madeira. O ITA é uma das organizações que faz parte deste grupo, contribuindo com especialistas e pesquisas.
LCPE – Laboratório de Combustão, Propulsão e Energia
O objetivo geral do LCPE é a realização de pesquisas e desenvolvimento tecnológico em sistemas que utilizam a energia térmica liberada por reações de combustão, em especial com aplicações nos setores aeroespacial, geração de energia, transporte e indústria.
O foco são pesquisas experimentais aplicadas, visando processos com maior desempenho (eficiência magnética); redução de impactos ambientais (menos emissões); e maior sustentabilidade (uso de combustíveis alternativos).
Entre as principais áreas e projetos desenvolvidos no LCPE, destacam-se:
Departamento de Turbomáquinas
São três grandes projetos desenvolvidos no Departamento de Turbomáquinas, sendo eles: