Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA recebe visita do Diretor do DECEA

Publicado em 01/09/2022 – 07h15

 

Diretor-Geral do DECEA visita ITA para prospectar possibilidades de colaboração entre as organizações

 

Na última quinta-feira (25), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) recebeu a visita de comitiva do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), numa iniciativa de aproximação em busca de prospectar possibilidades de colaboração mútua em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, nas áreas de ciência e tecnologia.

Estiveram presentes no Instituto o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, o Vice-Diretor, Major-Brigadeiro do Ar Márcio Bruno Bonotto, o Chefe do Subdepartamento Técnico, Brigadeiro Engenheiro Alessander de Andrade Santoro, acompanhados de comitiva do DECEA e do Diretor do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), Cel Av Plínio da Silva Becker, do Chefe da Divisão de Pesquisa, o Tenente Coronel Especialista em Comunicações Silas Martins da Costa, e sua equipe. Os visitantes foram recebidos pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, Vice-Reitor do ITA, Professor Doutor Jesuíno Takachi Tomita, e o Pró-Reitor de Administração, Coronel Aviador George Luiz Guedes de Oliveira.

“É uma grande satisfação receber o DECEA no ITA. Temos muito interesse em firmarmos uma cooperação que venha enriquecer mutuamente nossas instituições, seja em projetos de P&D&I ou na formação de recursos humanos de alto padrão em áreas tecnológicas com aplicação no gerenciamento de tráfego aéreo”, afirmou o Vice-Reitor, Professor Takachi.

Na reunião foram realizadas exposições pelos responsáveis por atividades acadêmicas do ITA que podem despertar interesse do DECEA em participar com pessoal de seu efetivo, objetivando qualificação profissional nas suas diversas áreas de atuação.

O Coronel Especialista em Comunicações Olympio Lucchini Coutinho, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO), apresentou o Programa e seu modelo de ensino e pesquisa de pós-graduação com foco em aplicações operacionais ressaltando as possibilidades de atendimento a demandas identificadas pelo DECEA.

Em seguida tivemos a Capitã Engenheira Mayara Condé Rocha Murça, coordenadora do Laboratório de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (LABGETA), que apresentou um resumo das pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório na área de Apoio à tomada de decisão no gerenciamento de tráfego aéreo.

O Professor Doutor José M. Parente de Oliveira, coordenador do Laboratório Big Data Science, explanou sobre as atividades em andamento e os desafios a serem enfrentados na sua área de atuação, como, por exemplo, o Projeto SWIM, que estuda a otimização do uso de informações relacionadas ao Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ou ATM acrônimo em inglês de Air Traffic Managment) por meio de serviços web.

Finalizando as apresentações, o Professor Doutor Christopher Shneider Cerqueira, responsável pelo Projeto SIMUA, demonstrou os objetivos, escopo e entregáveis, para a pesquisa de estratégias de integração segura de diferentes tipos de aeronaves tripuladas e não tripuladas em espaço aéreo não segregado.

Desfechando a reunião, o Diretor-Geral do DCTA afirmou que “nossos institutos têm grande capacidade na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Alinhados com o Comandante da Aeronáutica, estamos realizando esforços para nos aproximarmos das demais organizações do Comando da Aeronáutica para que elas possam usufruir desse nosso potencial”.

Concluindo, o Tenente-Brigadeiro Fiorentini complementou dizendo “o DECEA é reconhecido internacionalmente por sua expertise no controle de tráfego aéreo. Nossa atividade é feita de experiências práticas na área da aviação. Para nós, essa visita ao ITA trouxe a oportunidade de conhecer o PPGAO para, dessa forma, pensarmos em projetos estratégicos que venham a potencializar as atividades e entregas dos institutos”.

 

Fonte: ITA

Edição: DCS-ITA

Revisão: ACS-DCTA

Foto: S1 Cesar - ICEA