Etapa consiste na verificação de documentos e realização da inspeção de saúde
Publicado em 10/01/2023 – 08h58
Na manhã deste domingo (8), os 150 candidatos aprovados para a terceira fase do vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) se apresentaram no auditório Professor Francisco Antonio Lacaz Netto, do ITA, no Campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), para a terceira e última etapa do Concurso de Admissão de 2023. O grupo é composto por estudantes que buscam uma das vagas oferecidas pelo Instituto para o próximo ano letivo.
Para facilitar o acesso dos estudantes, alguns dos candidatos optaram por se hospedar no alojamento oficial dos alunos, o H8, desde o dia anterior, no sábado (7). Os postulantes podem ficar no local até o final do processo seletivo, previsto para o dia 30 de Janeiro. Nesta semana, os candidatos ainda serão submetidos à Inspeção de Saúde, análise psicológica, coleta de exame toxicológico e ao processo de heteroidentificação para aqueles que, no ato da inscrição, se declararam negros.
O chefe da seção de vestibular, Coronel João Batista do Porto Neves Junior, reforçou que a chegada de novos alunos é algo positivo não só ao ITA, mas para toda a sociedade. “O país carece de engenheiros, então é uma contribuição que o ITA dá, por meio da qualidade do ensino, à sociedade”, pontuou.
VAGAS
Para o Concurso de Admissão ao ITA de 2023, foram abertas 150 vagas, sendo que 36 são para candidatos que optaram em ingressar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng) da Ativa da Força Aérea Brasileira, e 114 para aqueles que não optaram pela carreira militar e que ingressarão no Quadro de Engenheiros da Reserva da Aeronáutica.
Os Cursos de Graduação em Engenharia no ITA têm duração de cinco anos, dos quais os dois primeiros constituem o Curso Fundamental, com conteúdos básicos de Engenharia, e os três últimos anos correspondem aos Cursos Profissionais específicos para cada uma das áreas: Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica.
INEDITISMO
O Concurso de Admissão ao ITA de 2023 foi marcado por fatos inéditos. Um deles é que pela primeira vez, desde uma mudança no modelo de divulgação dos resultados com a separação de classificação entre candidatos optantes e candidatos não optantes pela carreira militar, uma mulher ficou na primeira colocação dentre os que escolheram seguir a carreira de Oficial Engenheiro da Força Aérea. Luciana de Oliveira Santos, de 20 anos, é natural do Recife e se preparou durante quatro anos até conquistar a aprovação. “Estar no ITA é um sonho que começou no Ensino Médio e fui me dedicando cada vez mais. Me mudei de cidade, abri mão de muita coisa para conseguir realizar e é muito legal saber que eu posso representar uma imagem simbólica para muitas meninas, que cada vez mais estamos trabalhando para ocupar nosso espaço”.
Outro destaque é o do candidato mais jovem já aprovado no ITA. Caio Martins Temponi do Valle tem apenas 14 anos e decidiu se inscrever para o Concurso de Admissão por conta do desafio. “Quando o Reitor me ligou dizendo que eu estava aprovado foi algo impressionante, veio um sentimento que todo estudo e toda dedicação havia funcionado. Creio que com isso posso mostrar que com a educação você chega aonde quiser, independente das dificuldades ou desafios, sempre dá para alcançar seus sonhos”, comemorou.
Fonte: ITA
Foto: ITA
Edição: ITA
Revisão: ACS-DCTA