Ranking leva em consideração aspectos como corpo docente e infraestrutura
Publicado em 31/10/2023 – 09h00
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) foi apontado como a instituição pública de ensino superior que possui maior proporção de cursos mais bem avaliados por especialistas no Brasil. A Análise de Desempenho Acadêmico (ADA) foi realizada pelo Guia da Faculdade, uma iniciativa do jornal O Estado de São Paulo em parceria com a Quero Educação e que utilizou uma métrica por estrelas para analisar as opções.
Segundo o levantamento, todas as instituições de Ensino Superior cadastradas no Ministério da Educação (MEC), incluindo universidades, centros universitários, faculdades e institutos, foram convidadas para fazer parte do Guia da Faculdade. Após se cadastrarem para participar da avaliação, as instituições indicaram todos os cursos superiores que estão admitindo novos alunos e o coordenador de cada um deles recebeu um questionário no qual pôde apresentar as principais características da graduação, com foco em aspectos como corpo docente e infraestrutura.
O ITA teve todos os seus seis cursos avaliados – Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial – e 83% deles receberam cinco estrelas, a maior nota possível de ser alcançada. No mesmo levantamento, em segundo lugar com 82%, foi elencada a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e em terceiro lugar a Universidade de São Paulo, com 80% dos cursos alcançando a marca de cinco estrelas.
O Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, celebrou o resultado. “Sabemos que a grande quantidade de cursos com nota máxima é o efeito do empenho e dedicação de nosso corpo docente e de todos os colaboradores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Parabenizamos ao ITA por essa conquista, que reflete nosso propósito que é formar técnicos competentes e cidadãos conscientes”, analisou.
O Guia da Faculdade existe desde 2018 e essa foi a 4ª edição do ranking com Análise de Desempenho Acadêmico. A versão completa está disponível pela internet.
Fonte: ITA
Foto: ITA