Prova foi aplicada para 775 candidatos em 22 cidades brasileiras
Publicado em 11/11/2024 - 17h
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou, entre os dias 05 e 08 de novembro, a segunda fase do Vestibular 2025. As provas foram aplicadas em 22 cidades brasileiras, para 775 candidatos aprovados na primeira etapa. O concurso selecionará 180 estudantes que ingressarão na graduação em Engenharia no próximo ano. O resultado preliminar, com as notas dos participantes, será divulgado no dia 04 de dezembro, no site do vestibular.
Nesta fase do processo de admissão, as provas foram divididas em quatro dias e compostas por questões dissertativas de Matemática, Física e Química, além de uma redação dissertativa-argumentativa e 15 perguntas objetivas de Português. As provas das áreas de exatas tiveram dez questões cada e serão corrigidas por, no mínimo, dois corretores.
Para ser aprovado para a terceira fase, o candidato necessita obter média igual ou superior a cinco pontos, com uma nota mínima de quatro pontos em cada uma das disciplinas. Em caso de empate na classificação dos estudantes, os critérios de seleção foram definidos no edital do concurso, que encontra-se disponível no site do vestibular do ITA.
O Chefe da Seção de Vestibular do Instituto, Coronel Especialista em Comunicações João Batista do Porto Neves Junior, destacou que o processo seletivo tem acontecido de forma clara e tranquila. “O ITA tem tradição no desenvolvimento de uma prova que busca selecionar alunos mais bem preparados e prontos para iniciar os estudos em instituição reconhecida pelo seu grau de excelência. Tenho a convicção de que manteremos essa métrica de qualidade para a turma que deve ingressar no próximo ano”, comentou.
O Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, reforçou os agradecimentos à Força Aérea Brasileira (FAB) e demais instituições que apoiam a aplicação das provas. “Realizar um concurso dessa magnitude implica em desafios que são cumpridos com o auxílio de parceiros espalhados pelo país. Acredito que essa atitude reforça nossa contribuição para o desenvolvimento nacional por meio da educação, ensino e pesquisa”, concluiu.
O Vestibular 2025 do ITA conta com um aumento no número de vagas oferecidas, passando de 150 para 180 alunos aprovados. Nesse total, estão incluídos os primeiros alunos que cursarão a graduação no novo campus do Instituto, localizado em Fortaleza (CE), com as especialidades de Engenharia de Energia e Engenharia de Sistemas.
Fonte: ITA
Foto: ITA