O uso de tecnologias de informação e comunicação pode facilitar a universalização do conhecimento e aprimorar a transmissão de técnicas que objetivam um estudo de qualidade, na qual o aluno é o protagonista com o apoio de tecnologias. Dessa forma, o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) disponibiliza por meio do Coursera, cursos online, conhecidos internacionalmente como MOOCs (Massive Open Online Course), para a capacitação de alunos e interessados. A plataforma digital proporciona acesso universal à educação, em parceria com as melhores universidades e organizações do mundo.
De acordo com o professor Jackson Paul Matsuura, chefe do Departamento de Sistemas e Controle da Divisão de Engenharia Eletrônica do ITA, a utilização do Coursera tem, como um dos objetivos, modernizar os métodos de ensino de algumas disciplinas e poupar o tempo de repetição de explicações sobre os assuntos mais básicos.
“Para os alunos do ITA, 50% do conteúdo teórico mais básico de uma disciplina foram disponibilizados no Coursera e os outros 50% são aprofundados em sala de aula. Essa metade mais básica pode ser útil também para os alunos que não são da instituição. Avaliamos também, a possibilidade de iniciação de estudos e de preparação à distância por meio da plataforma on-line para quem pretende cursar pós-graduação”, explica.
No Coursera, os cursos duram de quatro a oito semanas. Atualmente, o valor do certificado de cada um dos cursos do ITA é de U$ 29 dólares e as inscrições são realizadas pelo próprio site da plataforma. Vale ressaltar que, os alunos pagam opcionalmente somente o certificado do curso, as aulas são gratuitas e o certificado é emitido pelo Coursera, não pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. O cadastro permite o acesso a videoaulas e outros materiais. Em alguns cursos, os alunos podem fazer as avaliações que valem nota sem pagar pelo certificado. Em outros, as avaliações só serão permitidas para os alunos que pagarem pela certificação.
Jackson diz que ainda é comum o preconceito com aulas on-line, pois algumas pessoas ainda acreditam que a aula presencial é insubstituível. “É necessário uma modernização do ensino. As aulas on-line já são uma realidade e não será possível fugir dessa melhoria por muito tempo”, afirma o professor.
Pioneiro no YouTube
O professor de matemática do ITA, Renan Lima, é adepto das videoaulas desde 2015, quando começou a colocar utilizar a plataforma digital de vídeos YouTube(link is external) com o objetivo de oferecer uma ferramenta de aprendizagem diferente para os seus alunos.
“Precisava de algo que chamasse a atenção dos alunos, além do que já era comum, como o quadro negro e os livros. Aos poucos, entendi a necessidade de mídias alternativas e as videoaulas vieram como uma solução dinâmica de aprendizagem, além da oportunidade de inovação no sistema de ensino dos professores”, conta Renan.
Segundo o professor, as videoaulas são objetivas e diretas, fazendo com que o aluno gaste menos tempo no aprendizado. Na área das ciências exatas, por exemplo, o sistema de aprendizagem só trouxe alternativas para a resolução de dúvidas. “Na matemática, é comum para alunos e matemáticos compreenderem o conteúdo e, na hora de resolver os exercícios, surgirem as dúvidas. Neste sentido, os vídeos podem ser assistidos quantas vezes o aluno quiser, servindo como um suporte para o entendimento”, explica.
Renan defende a ideia de que as disciplinas presenciais ajudam na organização de um melhor estudo para os alunos. “Acredito que a mistura da estrutura do ensino a distância com as aulas presenciais sejam o mais próximo do ideal educacional. Mas, é necessário que o professor reinvente as técnicas de aprendizado em sala. Somente a aula expositiva não é o método mais eficiente de conhecimento para os alunos do século XXI”, finaliza.