Entre 8 e 12 de outubro ocorreu a 14ª edição da Competição Brasileira de Robótica (CBR) juntamente com a 15ª edição da Competição Latino-Americana de Robótica (LARC). O evento foi sediado em Recife, Pernambuco e 87 equipes competiram em nove diferentes categorias.
A ITAndroids, equipe de robótica do ITA formada por alunos da graduação e um professor orientador da pós-graduação, foi representada por 33 membros, participando de quatro categorias no total, sendo que todas alcançaram um resultado expressivo e conquistaram excelentes classificações.
A principal conquista da equipe foi o 1º lugar da América Latina na categoria Humanoid Racing. Nessa modalidade, robôs humanoides participam de uma corrida de verdade numa pista de 4m, buscando realizar a tarefa no mínimo intervalo de tempo possível. Esse é um árduo trabalho, tendo em vista que envolve calibrar a percepção do robô do ambiente ao redor dele para que ele possa seguir o trajeto correto da pista e conseguir gerar um movimento de corrida otimizado, de forma que o robô consiga se locomover o mais rápido possível sem perder o equilíbrio e cair.
“Nossa equipe trabalhou bastante este ano para garantir que nosso humanoide tivesse capacidade de realizar o percurso, já que este ano estamos com um modelo novo, mais moderno e complexo”, afirma Luís Guilherme, estudante do 3º ano do curso de Engenharia Eletrônica e líder da categoria.
Além desse excelente resultado, a ITAndroids também se destacou na Robocup Soccer 2D Simulation, tendo subido ao pódio com um 2º lugar nacional. Nessa modalidade, que ocorre em um ambiente simulado em duas dimensões, o desafio é utilizar algoritmos e inteligência artificial para montar estratégias de futebol em um ambiente virtual.
O grupo de estudantes se destacou também na categoria Robocup Soccer 3D Simulation, também ficando com o 2º lugar nacional. O diferencial dessa modalidade é que, mesmo estando em ambiente simulado, os robôs são feitos para serem semelhantes a humanoides reais, gerando desafios de locomoção, chute, passe de bola e outros movimentos que envolvem o uso do corpo inteiro.
Por fim, a equipe conquistou o 4º lugar nacional na categoria Very Small Size Soccer, passando por fase de grupos, oitavas de final e quartas de final, como em uma copa do mundo de verdade. Essa modalidade, que possui robôs físicos, consiste em um campeonato de partidas de futebol entre times de 3 pequenos robôs, com regras de arbitragem definidas.
“Poder trabalhar em um projeto de engenharia como o ITAndroids Very Small Size Soccer já me proporcionou muitos conhecimentos práticos de engenharia. É muito gratificante aplicar os conhecimentos teóricos que obtenho nas salas de aula do ITA em uma área tão interessante. Sinto que, mesmo estando no 1º ano, já aprendi bastante sobre engenharia e robótica. Impressiono-me com o conhecimento que a ITAndroids me proporciona”, afirma Igor Mourão Ribeiro, aluno do 1º ano do curso fundamental e membro da equipe.
Os desafios superados na competição e o avanço indiscutível do grupo são frutos de muita dedicação na parte técnica por parte dos seus membros. Entretanto, o apoio financeiro dos patrocinadores é inegavelmente importante. “Foi somente com o apoio do Poliedro, Poupex, da Radix, da ITAEx, da Micropress Circuitos, do LAB-SCA e do próprio ITA que conseguimos diversos recursos usados no grupo, que vão desde pagamento das viagens para as competições até a compra de componentes utilizados no robô. Por exemplo, com esses recursos que conseguimos trocar nosso humanoide para um modelo mais moderno, o que foi essencial para o sucesso da equipe. Somos muito agradecidos a todos”, afirma Felipe Celso, presidente da ITAndroids e aluno de graduação do ITA.
A equipe acredita ter melhorado o seu desempenho desde o ano passado e, mais importante, ter cumprido sua missão de ensinar e engajar seus membros. Agora o foco da equipe é a competição mundial de robótica, a Robocup, que visa fomentar desenvolvimentos gerais nas áreas de Robótica e Inteligência Artificial. Ela acontecerá no Japão em julho do ano que vem e a equipe continuará trabalhando intensamente para trazer novos resultados.
Texto de: Eric Moreira
Informações: Assessoria de Comunicação Social - ITA