Oficiais da Força Aérea Brasileira concluíram três diferentes cursos
Publicado em 22/08/2024 - 14h45
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) formou, nesta sexta-feira (16), 30 militares que concluíram três diferentes cursos de Pós-Graduação Lato Sensu: Especialização de Análise Operacional (CEAO), Especialização em Análise e Seleção de Sistemas de Armas (CASSA) e Especialização em Operações de Sistemas Espaciais (CEOSE). A entrega dos diplomas aconteceu durante uma cerimônia realizada no Instituto, localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP).
Participaram do evento o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, representando o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, a Vice-Reitora do ITA, Professora Doutora Emilia Villani, comandantes, chefes e diretores da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), além de amigos e familiares dos formandos.
O Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro David, parabenizou a nova turma, destacando a importância da capacitação contínua para a defesa nacional. “É louvável acompanhar tantos militares, diante do desafio de retornar às salas de aula, aceitarem essa missão conscientes do alto nível de formação oferecido pelo ITA. Vocês fazem parte da perpetuação de uma nação soberana, independente e capacitada”, concluiu.
A Vice-Reitora do ITA, Professora Doutora Emilia Villani, reforçou o papel do Instituto em contribuir para a capacitação de militares do Exército Brasileiro (EB), Marinha do Brasil (MB) e Força Aérea Brasileira (FAB). “O ITA foi pioneiro no Brasil na criação da Pós-Graduação em Engenharia e, ao longo dos anos, tem se mantido atualizado às necessidades da sociedade, auxiliando, inclusive, para o preparo dos militares que cursam nossos programas. É uma grande satisfação testemunhar essa nova turma concluindo mais essa etapa”, completou.
Ao final da cerimônia, foram entregues homenagens aos militares que se destacaram durante a formação. O 1º Tenente Aviador Igor de Pádua Dutra obteve a maior média nos graus auferidos durante o CEAO, enquanto o 1º Tenente Aviador Guilherme Ribeiro de Aragão recebeu a honraria pela maior média no CASSA. Já o Capitão Aviador Marcos José Jesus Teixeira foi reconhecido pelo desempenho ao cursar o CEOSE.
Os alunos também escolheram três professores ou instrutores para receberem uma homenagem, como agradecimento pelo empenho e esforço na tarefa da docência. Foram eles o Major-Engenheiro Felipe Rodrigues de Souza Moreira, do CEAO; o Professor Doutor Leonardo Henrique Gouvêa, do CASSA; e o Professor Doutor Marcelo Lopes de Oliveira e Souza, do CEOSE.
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
A Pós-Graduação Lato Sensu do ITA é o curso ou programa acadêmico realizado após a conclusão do curso de graduação e compreende as formações em nível de: especialização, aperfeiçoamento e extensão.
O CEAO tem por finalidade a formação de especialistas capacitados a analisar problemas inerentes às campanhas ou operações militares: suas atividades, processos e equipamentos. O CASSA faz parte de um plano de cooperação entre o ITA e Comando de Preparo (COMPREP) para oferecer aos oficiais da FAB uma formação completa para a compreensão dos funcionamentos dos vários sistemas de armas, bem como, o embasamento teórico para a definição de missões operacionais e seleção de sistemas adequados com foco no cumprimento da missão. Já o CEOSE tem por finalidade ampliar e aprofundar a formação de especialistas em operação de sistemas espaciais, sendo capacitados a entender os conceitos e arquiteturas de uma missão espacial, prever atividades e organizações ao longo do ciclo de vida, modelar e simular sistemas e conceitos de missões espaciais.
Fonte: ITA
Foto: ITA