Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA é destaque em reunião pública do Conselho Nacional de Educação

Publicado em 15/03/2021 – 17h35min

 

Em 24 de fevereiro, a convite do Presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), Professor Joaquim José Soares Neto, o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Anderson Ribeiro Correia, proferiu palestra e participou de debate com os conselheiros do CNE acerca do modelo de ensino de engenharia do ITA, baseado em forte interação com a Base Industrial de Defesa (BID) e com as organizações do DCTA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, da Força Aérea Brasileira.

Os resultados gerados pela formação de recursos humanos de alto nível foram apresentados aos conselheiros.

A criação de startups de tecnologia, com cerca de 20 empresas apoiadas pela Incubaero (incubadora de empresas administrada pela Fundação Casimiro Montenegro Filho, instalada no Campus do DCTA), envolvendo alunos e colaboradores do ITA e do DCTA, onde várias delas atendem aos interesses de defesa nacional, algumas com sede no Parque Tecnológico de São José dos Campos, inclusive com parcerias internacionais de ponta na América do Norte e Europa.

As cooperações internacionais de dupla titulação com instituições de referência mundial na área de engenharia, tais como a École Polytechnique e o Institut Supérieur de l’Aéronautique et de l’Espace (ISAE-Supaero), escolas ligadas ao Ministério da Defesa na França, apoiam a modernização de nosso ensino de engenharia em nível de graduação, em alinhamento com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais.

Parcerias de pesquisa na área aeroespacial envolvendo a agência espacial norte americana, NASA, o Instituto Fraunhofer, organização alemã de pesquisa, e a SAAB, empresa criadora de sistemas de defesa e segurança aeroespacial, apoiam o nosso desenvolvimento científico e tecnológico de classe mundial, com foco nas necessidades da Força Aérea Brasileira.

Programas de formação de recursos humanos com a Embraer, empresa com atuação nas áreas da aviação, defesa e segurança, em nível de mestrado profissional, permitem o desenvolvimento da indústria genuinamente nacional, onde o ITA já formou cerca de 1.800 profissionais para a empresa, durante os 20 anos de parceria do Programa de Especialização de Engenharia ITA-Embraer (PEE). Produtos importantes surgiram com participação de nossos ex-alunos, como os aviões KC-390 e E2, destaques tecnológicos globais da empresa.

Os cursos do ITA possuem nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC), assim como notas elevadas na prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), aplicados pelo referido ministério. O ITA possui notas 45% superiores à média nacional, quando são comparados os cursos de engenharia existentes no Instituto. Mesmo assim, o Professor Anderson Correia apresentou sugestões ao CNE, com o objetivo de fazer um aperfeiçoamento do sistema de avaliação, envolvendo novos critérios com base na experiência internacional.

“Precisamos desenvolver um sistema objetivo que estimule a excelência da educação superior no Brasil”, mencionou o Reitor do ITA.

Os conselheiros do CNE ficaram bastantes satisfeitos com a apresentação proferida, expressando que identificaram um modelo com excelência no ensino, com resultados concretos para a indústria nacional e para a sociedade brasileira, em geral.

Neste mesmo dia, o Comandante e Reitor do Instituto Militar de Engenharia (IME), General Armando Ferreira, proferiu palestra sobre o mesmo tema e participou do fórum de discussão.

O conselheiro do CNE e Ministro do Supremo Tribunal Militar, Professor José Barroso Filho, atuou como mediador dos debates entre os conselheiros e reitores do ITA e do IME. O Ministro esteve no ITA, em fevereiro de 2021, onde visitou algumas instalações da organização e teve a oportunidade de presenciar parte das atividades realizadas no Instituto. (http://www.ita.br/noticias/itarecebevisitadoministrojosbarrosofilhodostm).

 

Fonte: ITA

Edição: ITA-Cap Fábio Cox

Revisão: ACS-DCTA

Fotos: ITA